Em 13 de Abril de 1988, com sua Emancipação Política, Paverama reescreve sua História, agora como Municipio, deixando para trás sua vida de Distrito. Essa trajetória de 27 anos mostrou que naquela data o povo SIM acertou na escolha.

Em 13 de Abril de 1988, com sua Emancipação Política, Paverama reescreve sua História, agora como Municipio, deixando para trás sua vida de Distrito. Essa trajetória de 27 anos mostrou que naquela data o povo SIM acertou na escolha. Vejamos o por que:

- Nesse período, construímos dois ginásios municipais e um da Comunidade Católica do Centro;

- Construímos também 4 escolas municipais, alem de mantermos duas escolas estaduais, do Centro e Boa Esperança, e ainda 5 escolas de educação infantil, que foram construídas em cinco comunidades diferentes do município.

- Foram pavimentadas as estradas que nos ligam a BR-386 e ao município de Teutonia, além das ruas: Arno Osvaldo Hauenstein, Carlos Nicolau Lauert Dupont (Parque 13 de Abril), 4 de Julho e José Jantsch Filho. Foram calçadas as ruas: Alfredo Follmer Filho, Raimundo Bergmann, João Kuhn, Walter Schaefer, Jacó Flach, Valdemar Bruxel, Leopoldo Wallauer, Ernesto Palmeira, Jardelino José de Vargas, Odmário Fernandes da Costa, Vendelino Janstch, Frederico Rolloff, Carlos Nicolau Lauert Dupont, Eugenio Faller, 5 Março, José Davi de Azevedo, Benno Fiegenbaum, Francisco Griebeler, José Jantsch Filho a partir da 4 de Julho em direção a Linha Brasil e João Frederico Feyh.

- Construímos o Posto de Saúde Central, que atende de segunda a sexta-feira e que no momento passa por ampliação para maior comodidade da população. Nossas comunidades do interior como: Cabriuva, Morro Azul, Morro dos Cavalos, Morro Bonito, Santa Manoela, Linha Brasil, Três Irmãos e Fazenda São José construíram seus pavilhões comunitários onde são realizados seus principais eventos. Sentimos orgulho também, do CTG Estância do Siqueira e Sociedade Aliança que sediam tantos e tantos eventos.

- Temos nosso próprio Hino, nosso Brasão, nossa Bandeira e além da Praça da Matriz, o Parque 13 de Abril, onde a população se reúne para confraternizar.

- A atual Administração tem feito sua parte nesse contexto quando está ampliando o Posto de Saúde, bem como a construção de duas modernas escolas municipais de ensino fundamental, uma no Bairro Morro Bonito e outra no Bairro Fazenda São José. Destacamos também a construção, em fase de conclusão, de duas Academias de Saúde, uma no Centro e outra no Bairro Morro Bonito.

- Já está concluído o trecho de asfalto próximo a Sociedade Aliança, Rua 4 de Julho, na Cidade Baixa, assim como a EMEI Pró-Infância na Rua 5 de Março, além da moderna quadra de esportes da EMEF Gonçalina Pinto Vilanova.

- A Administração Municipal comemora a aquisição de 22 veículos entre novos e semi-novos que estão distribuídos pelos diversos setores da prefeitura.

Ruas que receberão asfalto ou calçamento até o término do mandato:

Ruas Catarino José de Souza, Alois Ludwig, Osvino Theobaldo Althaus, Juvenal Rodrigues de Freitas, Beno Fiegebaun, Eugênio Faller.

- Existe também a intenção da Administração e moradores das Ruas Frederico Rolloff entre as Ruas 5 de Março e Arno Hauenstein, assim como Jacob Althaus em calçar as referidas ruas, em um projeto de parceria.

JUSTIFICATIVA:

Para a construção da escola do Bairro Morro Bonito a Administração teve a contrapartida de seis hectares de terras, que foram adquiridas e pagas e sobre a qual além da instituição de ensino serão construídas casas populares para carentes do município.

Para a construção da escola do Bairro Fazenda São José, a título de contrapartida, a Administração adquiriu um hectare disponibilizando a referida área para a edificação da instituição que se encontra em adiantado estagio de conclusão.

MENSAGEM:

Nesta data nossos 8 mil habitantes, distribuídos em 171,607 km² , de área tem muitos motivos para se orgulharem de tudo que juntos construímos nesses 27 anos, mas com muita determinação olharmos para os desafios que o futuro nos apresenta, encarar de frente todas as dificuldades, para juntos construirmos a grande Paverama, lembrando que o desafio é para 8 mil pessoas.

PARABÉNS PAVERAMA!

Saiba sobre Paverama:

- 500 Km de estradas vicinas (estrada de chão) a serem conservadas pelo município

- Veículos automotores emplacados no município: 4181

- Comércio: 146 estabelecimentos

- Prestadoras de Serviços: 208

- Indústrias: 44

- Contribuintes do Imposto Territorial: 2268

- Redes de água: 196 km do DEMAAP e 11 Km de redes de água da Corsan

AGRICULTURA:

Entendendo que o setor primário é de suma importância dentro do contexto do município, a Administração Municipal tem procurado incentivar esse setor através de todo apoio na infraestrutura de suas instalações. A cada dia novos produtores rurais manifestam seu interesse em desenvolver atividade pertinentes a esta área.

Mesmo reconhecendo que muitos desafios ainda estão à frente, sentimos orgulho e satisfação por tudo àquilo que já foi conquistado nessa atividade primária. Vejam os números.

Contamos hoje com 8 criadores de suínos, 12 criadores de aves e 22 produtores de leite. Na medida do possível e considerando o número de interessados, a tendência é de que esses números se elevem.

EDUCAÇÃO:

Nosso município, a exemplo de tantos outros no Brasil, também entende que toda e qualquer reformulação no nosso sistema inicia necessariamente pela educação e por isso tem sido o grande foco da nossa administração. Os avanços nesta área são visíveis e os números que a seguir serão apresentados, comprovam nossa intenção e os resultados obtidos.

Temos hoje 288 crianças na educação infantil distribuídas em 5 Escolas Municipais Educação Infantil e 513 no Ensino Fundamental. Na rede estadual, Paverama conta com duas escolas, do Centro e Boa Esperança que possuem cerca de 500 alunos.

SAÚDE

Equipe: 7 clínicos gerais, 1 pediatra, 1 psicólogo, 1 fonoaudióloga, 2 enfermeiros, 5 técnicos de enfermagem, 2 estagiários, 1 odontólogo, 1 auxiliar de saúde bucal, 6 profissionais da área administrativa, 1 farmacêutica, 1 servente, 14 agentes comunitárias de saúde, 9 motoristas. Além disso, mantemos convênio com os dois Laboratórios de Análises Clínicas e com as duas Clínicas de Fisioterapia da cidade para que estes profissionais também prestem serviço para a população através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Número de consultas de 400 a 500 semanais, somente no Posto de Saúde perfazendo uma média de 2000 consultas por mês, além de outros atendimentos como curativos, testes diagnósticos rápidos, visitas técnicas domiciliares, dispensa de medicamentos da farmácia básica e de processos administrativos do estado, encaminhamentos a outros níveis de atendimento em saúde ou outros serviços, acompanhamento pré-natal, vacinas, administração de medicamentos a nível ambulatorial, atendimentos odontológicos, educação em saúde entre outros dentro da Atenção Básica.

HOSPITAIS CONVENIADOS:

Hospital Ouro Branco de Teutônia: para atendimentos de urgência emergência, através do pronto atendimento médico e ambulatorial 24 horas.

Hospital Estrela: Mantém convênio para manutenção de plantão em obstetrícia.

Hospital Bruno Born: Conveniado para diversos serviços: consultas médicas especializadas, exames de apoio ao diagnóstico e cirurgias, desde que disponíveis no rol da Central de Convênios.

ESPECIALIDADES NA REGIÃO PARA ATENDIMENTOS SUS:

Além dos atendimentos conveniados pelo município, estes hospitais da região também recebem pacientes de Paverama em atendimentos eletivos por serem referência para o Sistema Único de Saúde (SUS) em diversas especialidades, é o caso também dos hospitais de Bom Retiro do Sul, Taquari e do Centro Oftalmológico de Encantado, reduzindo o número de pacientes encaminhados a Porto Alegre.

CONVÊNIO COM CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DO VALE DO RIO TAQUARI (CONSISA):

Através do CONSISA o município de Paverama dispôe à população o serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que pode ser acionado diretamente pelos munícipes através do número 192 nos casos de urgência e emergência.

SERVIÇO TRANSPORTE:

Diariamente a equipe da secretaria de saúde conduz pacientes para Teutônia, Lajeado e Estrela e ainda tem a rota diária fixa para Porto Alegre. Para os demais locais o transporte ocorre de acordo com a necessidade. Sendo que por dia entre 40 e 80 pessoas utilizam transporte da Secretaria Municipal da Saúde.

Data de publicação: 13/04/2015

Compartilhe!