O Cartório Eleitoral de Teutônia convoca todos os eleitores de Paverama, para o recadastramento biométrico. O recadastramento biométrico consiste em coletar as impressões digitais, foto e assinatura eletrônica para a identificação do eleitor.

Quando:

De segunda a sexta-feira, no Cartorio Eleitoral de Teutonia/RS, na Avenida I Leste, em frente à Camara de Vereadores de Teutônia, das 10h às 17 horas. O prazo é até outubro de 2015, quem não fizer o recadastramento terá o Titulo de Eleitor cancelado e restrições no CPF.

Documentos a serem apresentados:

Levar todos os documentos, RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Titulo de Eleitor, Comprovante de residência e Conta de água ou Luz.

Saiba Mais:

A principal vantagem do sistema biométrico é a segurança. Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico.

Ao final dos trabalhos de biometria da Justiça Eleitoral todos os dados serão remetidos ao Instituto de Identificação e servirão também para a Polícia Federal, para facilitar as investigações policiais. A biometria também permitirá o cruzamento de dados para evitar fraudes no Bolsa-Família e nas aposentadorias do INSS.

Biometria é um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas (anatômicas e fisiológicas) e características comportamentais. É atualmente bastante utilizado como base para sistemas de identificação. O uso de ferramentas biométricas proporciona aos sistemas de segurança total confiabilidade.

A urna eletrônica terá um sistema para identificação por meio da impressão digital, habilitando-a para o voto após o reconhecimento do eleitor. Para que sejam colhidas as digitais, os eleitores devem se recadastrar biometricamente, ou seja, deverão comparecer aos seus cartórios eleitorais para registro das impressões dos dedos da mão e para uma fotografia digitalizada. Além disso, o recadastramento serve para atualizar o cadastro dos eleitores.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 10/04/2015