Durante o mês de março, a Psicóloga Dieime Castoldi, profissional do Centro de Referência em Assistência Social de Paverama, propôs aos grupos de PCD’s, Idosos (Boa Esperança e Fazenda São José) e Novos Talentos (Santa Manoela), uma reflexão sobre o dia 8 de março, quando é comemorado o Dia da Mulher. A atividade partiu do entendimento do grupo sobre o motivo da data ser comemorada e sobre o que é ser um “Mulherão”. Foi lido um texto da autora Martha Medeiros, com o qual as mulheres presentes se identificaram facilmente, por relatar a maratona diária vivida por elas nos dias atuais, fazendo de cada uma, um “Mulherão”.

Ao final, foram lembradas várias mulheres que, a seu modo, marcaram a história e contribuíram para que hoje as mulheres tenham mais oportunidades e a garantia de seus direitos. Dentre elas, foi mencionada Maria da Penha, que teve coragem de denunciar seu companheiro agressor e hoje, dá nome à Lei que garante proteção nos casos de violência contra a mulher.

“O encontro com cada grupo foi muito produtivo, pois partiu do conhecimento de cada participante, o que enriquece o debate e gera a troca de experiências e de ideias. Com isso, o grupo se fortalece e produz as trocas necessárias para a valorização do saber de cada um. Também os homens presentes nos grupos fizeram suas contribuições, tendo a oportunidade de pensar sobre o papel tão importante da mulher na sociedade atual”, destaca a Psicóloga do CRAS Dieime Castoldi.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 10/04/2015