A Conferência inicia às 8h30min com credenciamento dos participantes, e às 9h estão previstos a abertura oficial e início da exposição e análise do texto base do PME. Trabalhando no projeto estão os membros do Conselho Municipal de Educação e a Comissão nomeada para reelaboração deste plano em conformidade com o Plano Nacional de educação.

Na próxima sexta-feira, dia 10, ocorrerá na Câmara de Veradores de Paverama, a I Conferência Municipal de Educação, aberto a toda comunidade e que tem por objetivo a apresentação e análise do texto base do Plano Municipal de Educação (PME) elaborado em conformidade as 20 Metas do Plano Nacional de Educação (PNE), para os próximos 10 anos.

Após a apresentação e análise a comunidade, o Plano Municipal de Educação será encaminhado ao Legislativo para aprovação através de lei específica.

O PME é um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos. Trata-se de uma exigência prevista na Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE). O PME abrange não somente a educação na rede municipal de ensino, mas deve estabelecer diretrizes e metas para o ensino médio e para a educação superior no município, dialogando com os responsáveis por esses níveis de escolarização. Deve ser elaborado em consonância com o Plano Estadual de Educação e o Plano Nacional de Educação e, ao mesmo tempo, garantindo a identidade e autonomia do município.

“Momentos como o da Conferência de Educação são muito importantes, pois possibilitam um espaço de discussão e construção coletiva do que é melhor para a Educação Municipal. É a partir de iniciativas e planejamentos como os que estão sendo feito no PME- Plano Municipal de Educação (2014-2024) que podemos projetar uma Educação cada vez de mais qualidade para as crianças e jovens de Paverama”. Destacou a Secretária de Educação e Cultura, Rosicler Flach.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 08/04/2015