O Centro de Referência em Assistência Social, o CRAS de Paverama, desenvolve atividades para todas as faixas etárias. Estes projetos desenvolvem-se por meio de trabalho em grupos e organizam-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Hoje o CRAS atende cerca de 250 famílias através 10 projetos sociais. Muitos dos beneficiários são encaminhados pelos técnicos do Centro de Referência em Assistência Social, Assistente social e Psicóloga, ou pela rede de serviços do município.

Abaixo alguns projetos desenvolvidos pelo CRAS de Paverama:

Projeto com crianças de até 06 anos de idade. Realiza-se nas sextas-férias, atendendo cerca de 8 famílias no CRAS e é coordenado pela psicóloga Dieime Reis Castoldi.

Projeto com crianças e adolescentes de 06 a 15 anos de idade. É realizado nas terças-feiras de tarde e quartas-feiras de manhã no CRAS, sendo desenvolvido pelo Professor de Educação Física Leandro Azevedo e pela psicóloga Dieime. Atende cerca 50 crianças e adolescentes.

Projeto com mulheres: Desenvolvido nas terças-feiras à tarde na Santa Manoela e quintas-feiras à tarde no Centro. É realizado pelas oficineiras Ana Rosa Roloff (voluntária), Gladis Labres, Eliana Amaral agente de saúde da Santa Manoela,e coordenada pela assistente social Sandra Lorenzetti. Atende cerca de 30 mulheres.

Projeto com pessoas com deficiência (PCD): Desenvolvido pela psicóloga Dieime Reis Castoldi com a participação de várias pessoas voluntárias no Centro Comunitário Evangélico nas sextas-feiras a tarde, sendo que atende no total cerca de 35 famílias.

Projeto com idosos: Este grupo atende cerca de 130 idosos e é desenvolvido pelo Professor Leandro Azevedo com a participação da equipe técnica do CRAS nos seguintes dias:

Segundas-feiras à tarde no Centro Cultural Evangélico ou na Praça 13 de abril.

Turma 1: 14:00-15:00 horas

Turna 2: 15:00-16:00 horas

Terças-feiras de tarde: Fazenda São José no Posto de Saúde as 16h00min horas

Quartas-feiras: Boa Esperança no Ginásio às 14 horas.

“Temos muito orgulho dos 10 grupos desenvolvidos atualmente por toda equipe através dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Realizamos atividades físicas, oficinas, palestras, entre outras e com certeza isso se reflete na vida e no bem estar destes beneficiários, e é isso que queremos, pessoas saudáveis e bem cuidadas em todas as dimensões: social, cultural, emocional e de saúde.”. Destaca Sandra Lorenzetti, Coordenadora do CRAS de Paverama.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 31/03/2015