A Prefeitura Municipal de Paverama, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, realizará continuamente o trabalho de vacinação de bezerras, de 3 a 8 meses, contra a Brucelose. O trabalho é realizado sob coordenação do médico veterinário Fábio Dotto, com valor reduzido para os criadores, que devem pagar somente o custo das doses da vacina. “A imunização é de grande importância e nenhum animal deve ficar sem se vacinado para que possamos manter o rebanho do Município livre da Brucelose”, comenta Dotto. Maiores informações podem ser adquiridas com a Prefeitura, na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, na Rua Henrique Klein, nº554, ou pelo telefone: 3761.1102 e agende uma visita do profissional a sua propriedade.

TRANSMISSÃO

A brucelose é uma doença infecto-contagiosa, causada por bactérias do gênero Brucella spp especialmente importante para fêmeas adultas e prenhes, sendo uma zoonose de grande relevância para a saúde pública, pois acomete os animais domésticos e o homem.

A transmissão da Brucelose para os seres humanos pode ocorrer principalmente no contato profissional de quem maneja os animais contaminados e suas secreções sem a utilização de mediadas sanitárias adequadas, como o uso de luvas, os demais contágios ocorrem por ingestão de leite e seus derivados contaminados por Brucella quando não devidamente processados.

Nos animais a doença é responsável por grandes prejuízos no rebanho nacional de bovinos e bubalinos, devido ao aborto, redução da fertilidade e conseqüente queda na produção leiteira. A fonte de contágio mais comum entre os animais ocorre principalmente no ambiente onde ocorrem episódios de aborto, contaminando as pastagens e currais.

TRATAMENTO E PREVENÇÃO

Não se recomenda o tratamento para a Brucelose, sendo extremamente difícil, com resultados péssimos e antieconômicos.

De acordo com o estabelecido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, para cumprimento do PNCEBT(Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose), determinando a realização de programas de vacinação de carácter obrigatório com uma vacina elaborada com amostra viva B19, vacinando apenas as fêmeas entre 3 e 8 meses de idade, os machos não podem ser imunizados. Auxiliando assim, o controle epidemiológico da doença.

Importante: A vacinação de bovinos e bubalinos contra a brucelose, obedecerá as normas estabelecidas no Regulamento Técnico do PNCEBT, devendo ser efetuada sob responsabilidade de médico veterinário cadastrado no serviço de defesa oficial da Unidade Federativa.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 29/01/2015