Vanderlea é nutricionista e pós graduanda em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar e Nutricional. A profissional vinha desenvolvendo atividade de Coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social, o CRAS de Paverama, de junho de 2013 até o atual momento, e já fez parte da equipe de saúde da família por 4 anos e 8 meses como agente comunitária de saúde quando o programa iniciou no município.

O Prefeito de Paverama, Vanderlei Markus, anunciou na manhã da última terça-feira, 6, mudanças administrativas no município. Vanderlea Machado assume a Secretaria da Saúde e Assistência Social.

A nova secretaria destaca o trabalho que irá desempenhar e também dos projetos futuros frente à pasta.

“É um desafio que me foi passado, fico contente por isso e me dedicarei ao máximo para fazer um bom trabalho. Penso que quando escolhemos ou aceitamos trabalhar na área da saúde temos que estar conscientes de que vamos estar diariamente tratando do bem mais precioso que uma pessoa pode ter, que é a saúde. Isso me remete a pensar em uma responsabilidade muito grande. Eu sei que as coisas precisariam ser melhores, isto não falando de município, mas no geral, mas o que temos a fazer é aproveitar, otimizar ao máximo aquilo que temos, isto pode gerar uma diferença. Temos bons profissionais aqui, já tive a oportunidade de trabalhar e sei que eles também querem fazer o melhor”. Disse.

Planos e projetos:

“Quanto aos planos, temos uma porção, já estamos em tratativas com médico para compor equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF), que é um programa que temos no município, e que não está em seu pleno desenvolvimento hoje, mas que se estivesse facilitaria a vida das pessoas que buscam os serviços de saúde, temos duas equipes, pretendemos chegar a ter as duas completas para atender a população, atendimento este que muitas vezes pode ser voltado à prevenção, para que quando tivermos que prestar o atendimento curativo, também possamos fazê-lo com mais qualidade, incluo aqui o tempo de espera quando da necessidade de uma consulta por exemplo, porque desta forma será possível ter uma maior organização e evitar que muitas pessoas busquem o atendimento ao mesmo tempo”.

Ampliação do Posto de Saúde:

“Quando tivermos a conclusão do espaço físico para Unidade Básica, previsto para o primeiro semestre deste ano e disponibilizarmos os recursos humanos, será possível a concretização destas ações. Estes são alguns dos planos dentre muitos, acho que é preciso ir estabelecendo metas e buscar uma após a outra”.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Comunicação Prefeitura de Paverama.

Data de publicação: 08/01/2015