A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e de seguimento contra o Sarampo foi prorrogada até o dia 12 de dezembro pelo Ministério da Saúde. A medida tem como objetivo cumprir a meta de vacinar 95% do público-alvo, composto por crianças menores de cinco anos.

Iniciada no dia 8 de novembro, a campanha vacinou 9,5 milhões de crianças contra a poliomielite em todo o país, o que representa 74,8% da meta estabelecida. Contra o sarampo, 7,3 milhões de crianças já receberam a dose, cerca de 66,9% do público-alvo. Em Paverama, até o dia 1 de dezembro, foram aplicadas 368 doses contra a polio (92,07% de cobertura vacinal) e 356 doses contra o sarampo (83,04%).

A vacina contra a pólio é indicada para crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, e tem aplicação oral – a famosa "gotinha". Já a imunização contra o sarampo deverá ser feita na faixa etária entre um ano e cinco anos incompletos e é injetável, também protege contra rubéola e caxumba e é conhecida como "tríplice viral". As duas imunizações são aplicadas como reforço, e mesmo crianças que já receberam vacinas do tipo devem tomar nova dose.

As doses das vacinas continuam disponíveis no Posto de Saúde na sala de vacina: Pela manhã das 07h30min às 12h00min e à tarde das 13h30min às 16h00min. Lembrando que pais ou responsáveis devem levar a carteirinha de vacinação das crianças.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 02/12/2014