A procura pela construção das calçadas é intensa, tanto que existe uma fila de espera segundo o supervisor de obras públicas da Secretaria de Obras de Paverama Geraldo Diemer. Cerca de 30 pessoas estão cadastradas e aguardam a concretização de seus pedidos.

Desde o inicio de 2014, 400 metros de calçadas foram construídos no município. Mais de 10 moradores e comerciantes tiveram a frente suas casas e estabelecimentos embelezados, melhorando visualmente e estruturalmente para o trafego de pessoas.

Com a criação do projeto municipal, o Executivo garante a mão de obra. Ao morador cabe o custeio dos materiais utilizados. A única exigência é a colocação de piso de concreto, com custo médio de R$ 20 por metro quadrado.

Diemer salienta que esse tipo de piso funciona como antiderrapante e torna mais fácil a padronização, por ser de cor acinzentada. “Se o morador não quiser o material indicado, é construída apenas a base de concreto”, diz.

O serviço ocorre a partir da inscrição feita na Secretaria de Obras. A partir do pedido, uma equipe municipal faz a medição do local e orienta a execução. Cada trecho deve ter dois metros de largura e seguir as normas de acessibilidade.

O Prefeito Vanderlei Markus destaca a parceria entre Administração Municipal e munícipes para dar mais qualidade no passeio público e com isso o embelezamento da cidade com a padronização das calçadas. “A nossa proposta é oportunizar condições adequadas de locomoção a todas as pessoas, independentemente de sua condição física. A cidade só vai ser melhor para todos quando cada um der a sua contribuição para o bem comum, e é isso que buscamos nessa parceria entre administração e munícipes”, afirma Markus.

O cronograma segue a ordem dos pedidos. Pelo menos dois servidores atuam nas construções e reformas, feitas no centro e outros bairros. Diemer cita o trabalho como um processo de conscientização, inspirado em cidades do Vale. Com o auxílio, relata o maior interesse da população em embelezar a passagem pública e a frente das residências.

A Secretaria de Obras Informa: Para agendamento de serviços, dicas e sugestões os munícipes devem entrar em contato com a Secretaria de Obras pelo telefone (51)3761-1148, no horário de atendimento das 07h30min às 12h00min - 13h30min às 17h00min, ou dirigir-se até a Secretaria de Obras.

Jêison Lauri da Rosa - Assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 15/10/2014