Diante da problemática do uso do álcool por menores de idade, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Paverama - COMDICA, juntamente com o Centro de Referência em Assistência Social – CRAS e o Conselho Tutelar estão desenvolvendo uma campanha de orientação sobre a proibição da venda de produtos cujos componentes podem causar dependência física ou psíquica para menores de 18 anos, atendendo ao que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente, lei federal nº8069/90, em seus diversos artigos que orientam sobre a responsabilidade da família, sociedade e poder público em zelar por todos os direitos dessa faixa etária.

Os malefícios causados por tais substâncias são inúmeros, tanto no que tange os aspectos físicos quando os psíquicos e sociais. Quanto aos aspectos físicos podemos citar doenças como alcoolismo, cirrose e câncer. Já quanto aos aspectos sociais pode haver prejuízos no convício familiar e comunitário, dificuldade de um bom desempenho no trabalho, entre outros, e os psíquicos podem ser caracterizados como dificuldade de aprendizagem, prejuízo na memória, atenção e concentração, podendo levar a depressão, resultando também em suicídio e homicídios.

Nestas últimas semanas foram realizadas várias atividades, destacando-se as seguintes: Atividades desenvolvidas pela assistente social Sandra, psicóloga Dieme e professor de educação física Leandro com os grupos de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; pesquisa realizada pelas crianças e adolescentes no Telecentro; Confecção de cartazes expostos no desfile de 7 de setembro, aonde neste momento também distribuíram folders.

“Essa campanha nasceu de uma demanda identificada na nossa comunidade, e tem como principal objetivo levar informação e conscientizar crianças, adolescentes, pais, responsáveis, comerciantes e sociedade em geral sobre os malefícios do uso de substâncias que causam dependência física ou psíquica tentando evitar que crianças e adolescentes tenham acesso precocemente a estas substâncias.” Destaca Sandra.

E para seguir a campanha o Conselho Tutelar distribuirá folders e orientará os estabelecimentos comerciais e bares da cidade. As denúncias devem ser feitas para a Brigada Militar nos fones: 190, 3761-1423 ou celular 96928749.

Jêison Lauri da Rosa - Assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 26/09/2014