Na quinta-feira, dia 18, ocorreu na Escola Estadual Castelo Branco (Castelinho) em Lajeado, o 2º Seminário Regional do Projeto Protagonismo de Crianças e Adolescentes no Rio Grande do Sul.

O evento teve a participação de Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares, redes de assistência social, saúde e educação, representantes da prefeitura, juiz e promotor da vara da infância e juventude da comarca local, além de crianças e adolescentes da região. A manhã foi dedicada a uma palestra aberta sobre protagonismo juvenil, conduzida por Sandra Zambom, com ampla participação dos adolescentes presentes. Experiências como o projeto Maluco in Concert, dedicado à produção musical com adolescentes (CAPS Lajeado) e o Projeto Liderança “Juventude em Ação", constituído por 18 escolas municipais de Lajeado foram compartilhadas. Os presentes tiveram a oportunidade de assistir uma apresentação de um grupo de adolescentes da escola Pedro Welter. Durante o seminário foram definidas as datas para as oficinas com as crianças e adolescentes do polo Lajeado: dia 23 de Outubro em Lajeado e 05 de novembro em Fazenda Vila Nova. Também foram escolhidos/as representantes de crianças e adolescentes para seguirem na organização estadual do projeto - pelo direito humano à participação.

Paverama esteve representada pelo Conselho Municipal dos direitos da criança e adolescente através da Presidente e assistente social do CRAS Sandra S. Lorenzetti, pelo Professor de educação física, Leandro Azevedo que trabalha com os grupos de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vinculos-SCFV do CRAS além do aluno do projeto Jocemar Vieira Vicentini e a Conselheira Tutelar Marisa da Rosa Bilhar.

“ É importante estimularmos e possibilitarmos um ambiente onde as crianças e adolescentes possam desenvolver o protagonismo, a pensar o coletivo, a serem participativos na sociedade, uma vez que todos nós somos seres humanos capazes de contrinuir de alguma forma para a sociedade”. Destacou Sandra Lorenzetti, presidente do COMDICA.

Jêison Lauri da Rosa - Assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 25/09/2014