A instituição, tradicional nos atendimentos na área da medicina da visão, estava fechada desde dezembro de 2012. Na época, o Hospital Santa Terezinha enfrentou dificuldades na gestão da clínica, pois não atingiu o número de atendimentos previstos em contrato.

A solenidade de reinauguração do Centro Oftalmológico Regional foi realizada na tarde da última terça-feira (02) em Encantado. A instituição, tradicional nos atendimentos na área da medicina da visão, estava fechada desde dezembro de 2012. Na época, o Hospital Santa Terezinha enfrentou dificuldades na gestão da clínica, pois não atingiu o número de atendimentos previstos em contrato.

A nova gestão é dividida entre o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari (Consisa-VRT) e o Instituto de Oftalmologia Encantado. O prédio de dois andares onde a casa de saúde funciona foi cedido ao Consisa-VRT pela Prefeitura de Encantado. Os equipamentos e profissionais são de responsabilidade do Instituto, enquanto o Consórcio tem a incumbência da manutenção da estrutura, a partir de recursos destinados pelas prefeituras. O Estado fará o repasse de R$ 150 mil por mês para os procedimentos médicos.

O contrato prevê a realização de 1.326 consultas, 4.900 exames e 212 cirurgias mensais. A população dos 37 municípios da região conveniados ao Consisa-VRT será atendida a partir da próxima segunda-feira, dia 8. Todos os procedimentos serão feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a Secretária Municipal da Saúde de Paverama, Adriane Egewardt o empreendimento representa um avanço na área da saúde para a região, principalmente por se tratar de oftalmologia, que enfrentava uma fila de espera não só no município, como também em todo Vale do Taquari. Em Paverama cerca de 70 pessoas aguardam para serem atendidas por especialistas da visão, com esse convênio a partir da próxima segunda-feira iniciarão os encaminhamentos. Dentro do convênio firmado, 23 paveramenses poderão desfrutar do Centro O ftalmológico Regional mensalmente.

Estiveram representando o município na solenidade, o Vice-prefeito Edgar Hélio Hauenstein e a Secretária da Saúde Adriane Egewardt.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 03/09/2014

Compartilhe!