No dia 22 de agosto a Oficina Terapêutica Unidos pela Arte completou seus dois anos de atividade no município, com isso na última terça-feira, 26, no Pavilhão da Comunidade Católica do Morro Bonito, o Grupo se reuniu para celebrar a data.

A Oficina terapêutica acontece todas as terças-feiras, entre as 14h00min e 17h00min no Pavilhão da Comunidade Católica do Morro Bonito, onde cerca de 15 amigas se descontraem, fazem passeios, confeccionam artesanato, e acima de tudo, fogem da rotina e combatem com muito alto-astral a depressão.

O Grupo surgiu em 2012, com o propósito de auxiliar as pessoas na prevenção à depressão, assim surgiu à oficina terapêutica. Conforme a enfermeira e coordenadora do projeto em Paverama, Cláudia Correa da Silva, o grupo é custeado com recursos estaduais, através do programa de saúde mental do governo do estado. “Fiquei emocionada de rever o grupo, pessoas novas, fiquei muito orgulhosa de ver o resultado, a Maria Helena e a Arlete como oficineiras elas fazem um trabalho competente. O nosso objetivo não é só produzir, é dar a oportunidade das pessoas se encontrarem, de lazer, de conversa, muitas vezes elas vem para interagir, ter bem estar, principalmente as pessoas que tem algum sofrimento psíquico”. Enfatizou a enfermeira Cláudia.

As oficinas são ministradas pelas oficineiras Arlete Bizarro Alebrandt e Maria Helena Althaus, por elas são ensinadas técnicas de artesanato como pintura, patchwork, crochê entre outras. Passeios, chimarrão, mensagem reflexivas, bate papo informal e uma troca mútua de experiências marcam os encontros.

A coordenadora do grupo Arlete Bizarro Allebrandt falou sobre a satisfação do propósito do projeto estar sendo cumprido. “Quanto a isso não resta a menor dúvida, é um trabalho bastante gratificante, nós temos um grupo de amigos aqui dentro e todas as terças-feiras nos já nos programamos para não perder um minuto de estar aqui. A vontade delas estarem presentes é o que retribui, há uma gratidão muito grande de tudo que é feito aqui e a amizade que se formou entre o grupo é o que nos motiva em seguir o trabalho”. Arlete destacou também que neste ano de 2014 o grupo terá algumas novidades, como a participação de um professor de educação física e da fisioterapeuta Aline Magalhães, hoje o grupo conta com o acompanhamento do psicólogo Henrique Weber.

A Primeira-dama, Débora Markus esteve presente representando o executivo municipal e deixou uma mensagem positiva sobre o aniversário de dois anos da Oficina Terapêutica– Unidos pela Arte. “Aproveitem cada minuto aqui pro bem de vocês, convidem as amigas. Quando vocês chegam aqui à depressão fica em casa, não pensem nos problemas, apenas aproveitem , isso aqui faz bem pra vocês, e também para as famílias de vocês. E acima de tudo, se vocês estão bem, todos nós estamos bem”. Enfatizou a Primeira-dama Débora Markus.

O Projeto consiste na prevenção de problemas psíquicos, como ansiedade e depressão, auxiliando as participantes e as oportunizando a ter uma tarde de descontração, com atividades às quais elas possam se sociabilizar. Com o trabalho as alunas produzem seus artesanatos, e tudo que é produzido no Unidos pela Arte é inteiramente das alunas, sendo assim cada uma é livre para vender, utilizar ou presentear alguém com seus trabalhos.

Prestigiaram o evento a auxiliar de enfermagem Ieda Souza de Oliveira, o psicologp Henrique Weber, a secretária da saúde Adriane Egewardt e a fisioterapeuta Aline Magalhães.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Paverama

Data de publicação: 27/08/2014