Moradores pagam material e município custeia mão de obra. Custo reduz 50%.

A administração municipal adotou uma campanha de padronização das calçadas. Desde março, pelo menos sete moradores foram beneficiados. Outros 15 aguardam pelos serviços. Medida incentiva o embelezamento da cidade e busca mais segurança aos pedestres.

Com a criação de um projeto municipal, o Executivo garante a mão de obra. Ao morador cabe o custeio dos materiais utilizados. A única exigência é a colocação de piso de concreto, com custo médio de R$ 20 por metro quadrado.

Segundo o supervisor da Secretaria de Obras Urbanas, Geraldo Diemer de Souza, esse tipo de piso funciona como antiderrapante e torna mais fácil a padronização, por ser de cor acinzentada. “Se o morador não quiser o material indicado, é construída apenas a base de concreto”, diz.

O serviço ocorre a partir da inscrição feita na Secretaria de Obras. A partir do pedido, uma equipe municipal faz a medição do local e orienta a execução. Cada trecho deve ter dois metros de largura e seguir as normas de acessibilidade.

O cronograma segue a ordem dos pedidos. Pelo menos dois servidores atuam nas construções e reformas, feitas no centro e outros bairros. De Souza cita o trabalho como um processo de conscientização, inspirado em cidades do Vale. Com o auxílio, relata o maior interesse da população em embelezar a passagem pública e a frente das residências.

Redução de custos

O empresário José Mateus Marques de Souza foi o primeiro a participar da campanha. Há cinco meses à frente da revenda de veículos, recebeu a nova calçada. “Com certeza, gera mais conforto para quem precisa.”

Apoia a padronização da passagem pública, para embelezar a cidade e garantir mais segurança aos pedestres. Cita a necessidade de mais adesão dos comerciantes, para garantir a mudança nas ruas centrais.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 15/08/2014