Foram recolhidos 1172 embalagens: 73 frascos de 20 litros, 372 frascos de 5 litros e 727 frascos de 1 litro.

Foi realizada na última semana a coleta de embalagens de agrotóxicos, que juntou 1172 embalagens, em 12 localidades rurais e urbanas de Paverama. Foram recolhidos 73 frascos de 20 litros, 372 frascos de 5 litros e 727 frascos de 1 litro. A iniciativa é da Fundação Pró Rio Taquari e é executada pela Associação Rural de Lajeado (Arla), em parceria com a prefeitura de Paverama.

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sinésio Pletsch destaca a participação dos produtores que entregaram suas embalagens de forma correta. “As embalagens que não passaram pela tríplice lavagem e que contém resíduos de produtos não podem ser recicladas. Ao fazer a aplicação dos agrotóxicos, o produtor já deve efetuar a tríplice lavagem das mesmas e armazená-las para que elas sequem. É importante furá-las ou deixá-las sem tampa para que isso ocorra”, explica ele.

Finalizou enfatizando a conscientização dos produtores que entregaram as embalagens todas com a tríplice lavagem 100% concluída.

A ação teve como objetivo destinar corretamente as embalagens de agrotóxico, que não devem ser deixadas nas propriedades e nem incluídas ao lixo doméstico, em virtude da contaminação do solo e água, colocando em risco a saúde das pessoas, animais e ocasionando possíveis danos ambientais.

Jeison Lauri da Rosa - Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 02/06/2014