A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como bois e búfalos. Outros animais também podem contrair a doença, como veados, elefantes, camelos, lhamas e capivaras. Não são afetados cavalos, asnos, mulas e bardotos.

Desde o inicio do mês de Maio a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente vem fazendo a atualização de cadastro do rebanho e a entrega das vacinas contra Febre Aftosa.

Nos primeiros dias do mês a atividade foi desenvolvida na secretaria, e durante essa semana à entrega das vacinas e o cadastramento do rebanho foi feita nas comunidades. Segundo dados da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, aproximadamente 3000 doses da vacina foram entregues aos produtores.

Quem ainda não fez o cadastramento e a retirada da vacina, podem fazê-las entre os dias 19 a 30/05, na SMAMA, lembrando que para a retirada da vacina é necessário trazer um recipiente térmico com gelo para conservá-la.

A doença:

A Transmissão:

A doença é transmitida principalmente pelo contato entre animais doentes e sadios. Mas o vírus também pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas (mãos, roupas e calçados) que entraram em contato com os animais doentes.

Os sintomas:

Os principais sintomas são febre, vesículas e úlceras na boca, patas e umbros, perda de apetite, salivação e manqueira. Ocorre também redução da produção leiteira, perda de peso, crescimento retardado e menor eficiência reprodutiva. Pode haver mortes principalmente em animais jovens ou debilitados.

Os impactos econômicos:

A disseminação da febre aftosa compromete o sistema produtivo, provoca prejuízos econômicos na produção pecuária e tem um impacto significativo no comércio de produtos agropecuários no exterior. O surgimento da doença provoca uma série de embargos à exportação de animais, de carne fresca e de produtos derivados, pois prejudica o padrão sanitário dos alimentos de origem animal exigido nos acordos de comércio internacional.

Jeison Lauri da Rosa - Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 16/05/2014