Na sexta-feira, 25, aconteceu em Paverama o encontro de conselheiros tutelares. O evento foi promovido pelo Conselho Tutelar de Paverama e a Associação dos conselheiros e ex-conselheiros tutelares do Rio Grande Do Sul, a ACONTURS. O evento aconteceu no Centro Comunitário Evangélico, e reuniu 68 pessoas entre municípios do Vale do Taquari e demais cidades do estado.

Durante o evento diversas atividades capacitivas foram desenvolvidas, pela manhã duas palestras foram ministradas; Abrindo o evento o Deputado Estadual Miki Breier (PSB) palestrou sobre o tema “O Conselho Tutelar e a sua atuação qualificada, como espaço democrático de participação e controle social”.

Seguindo as atividades, o Presidente da ACONTURS, Rodrigo Farias dos Reis ministrou a palestra com o tema “As atribuições dos conselhos tutelares e a sua relação entre Ministério Publico, delegacia de Policia e Poder judiciário”.

Após as palestras da manhã, os conselheiros votaram e elegeram a nova coordenação Regional do Vale do Taquari da ACONTURS, encerrando as atividades da manhã.

ELEITOS:

Coordenador: Sandro Forgiarini

Vice-coordenadora: Liliana Souza Scheibe

Secretária: Alceunara Menezes

Vice-secretário: Eduardo Rohsing

Segundo Vice- coordenador: Fausto Gusmão Althaus

As atividades foram retomadas à tarde com a palestra “Direitos dos Conselheiros Tutelares da conquista a sua aplicação” com o palestrante Deputado Estadual Jorge Pozzobom (PSDB) .

O Presidente da Associação dos conselheiros e ex-conselheiros tutelares do Rio Grande Do Sul, Rodrigo Reis destacou a importância do evento. “ Essa regional aqui estava desativada, a cada dois meses teremos um encontro nessas mesmas proporções para capacitar e motivar cada vez mais os conselheiros, em municípios diferentes da região”. Disse ainda que a Regional Vale do Taquari conta com 185 conselheiros tutelares, divididos entre 37 municípios. Finalizou afirmando a importância do evento. “O encontro tem o intuito de capacitar e de fortalecer a rede de proteção da criança e do adolescente”. Finalizou Rodrigo Reis, presidente da ACONTURS.

O Conselho Tutelar atua em Paverama há 10 anos, foi criado em 12 de Abril de 2004. De lá para cá muitas pessoas já estiveram defendendo os direitos das crianças e adolescentes. Atualmente o colegiado é composto pelas conselheiras Alceunara Souza de Menezes, Ana Elise Fernandes, Liliana de Souza Scheibe, Marisa da Rosa Bilhar e Talis Althaus, que no último dia 15, completaram 4 anos a frente do Conselho Tutelar de Paverama.

O colegiado Paveramense agradece presença das autoridades municipais e estaduais, aos conselheiros presentes e a Administração Municipal de Paverama.

Jeison Lauri da Rosa - Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Paverama

Data de publicação: 30/04/2014