A campanha nacional de vacinação contra gripe iniciou oficialmente hoje, 22, e vai até o dia 5 de maio. Devido a problemas de logística no envio das doses pelo Ministério da Saúde, em Paverama a vacinação iniciou um dia depois, na quarta-feira, dia 23 de abril. Em um primeiro momento foram destinadas ao município cerca de 1000 doses da vacina. No próximo sábado dia 26, em todo o Brasil será considerado o dia “D”, data de mobilização nacional contra a gripe, o Posto de Saúde estará aberto das 08h00min as 12h00min e das 13h00min as 17h00min em uma tentativa de imunizar o maior número de pessoas possível.

A novidade deste ano na campanha nacional de vacinação contra a gripe é que crianças de dois a cinco anos incompletos e mulheres no período de até 45 dias após o parto também poderão ser imunizadas. O Rio Grande do Sul vai receber mais de 3,8 milhões de doses, que representam um aumento de 700 mil em comparação ao ano passado.

O acréscimo é devido à ampliação na faixa etária das crianças (387 mil) e das pessoas com doenças crônicas. Os grupos prioritários, formados por idosos, indígenas, presidiários, pacientes com comorbidades (duplo diagnóstico) mediante indicação médica e profissionais que trabalham nas unidades que oferecem a vacina podem recebê-la gratuitamente.

A dose protege contra os três subtipos do vírus influenza, durante um ano: A/H1N1, A/H3N2 e B.

FIQUE POR DENTRO:

Quem pode receber a vacina:- Crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos - Pessoas acima dos 60 anos - Gestantes - Puérperas (mulheres com 45 dias após o parto) - Indígenas (diretamente nas aldeias) - Doentes crônicos (problemas respiratórios, cardíacos, renais, imunodeprimidos, entre outros)

Reações adversas e contraindicação:- Após a vacinação, podem ocorrer dor no local da injeção, eritema (coloração avermelhada) e induração (endurecimento) que, na maioria das vezes, passam em dois dias. - A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores e também para quem tem alergia grave ao ovo de galinha e seus derivados.

Jeison Lauri da Rosa - Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Paverama

Data de publicação: 24/04/2014