Na busca ao incentivo a leitura, a Escola Municipal Jardelino José de Vargas, de Posses, busca junto aos seus alunos oportunizar momentos diferenciados em que situações de aprendizagem envolvendo a leitura despertem o interesse, a curiosidade e principalmente que tornem a leitura prazerosa.

Em análise ao projeto “Mais Leitura” várias situações envolvendo a leitura estão sendo realizadas na escola, tanto no turno regular como no turno integral os alunos estão sendo instigados a reconhecer a leitura como fonte inspiradora para o desenvolvimento e aprendizagem.

Um exemplo disso é a sacola da leitura criada para levar livros, revistas, jogos literários pelos alunos a suas casas, oferecendo assim mais suportes literários a toda família. Outra situação instigadora aos alunos foi o teatro recriado pelos alunos do 3º ano coordenado pela professora da turma Cleonita Vicente Markus, o mesmo teve como tema a famosa história infantil “Chapeuzinho Vermelho”, que encantou a todos com a desenvoltura e emoção que os alunos encararam a apresentação e o papel de cada personagem, mostrando a todos uma forma mais criativa de chamar atenção da turma e dos colegas para diferentes formas de leitura.

De forma lúdica o aluno aprende os mais diversos conteúdos, além de desenvolver a oralidade, a expressão, a socialização, a coordenação, a memorização, o vocabulário e a capacidade de trabalhar em grupo.

Jeison Lauri da Rosa - Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Paverama

Data de publicação: 11/04/2014