O secretário estadual de Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil, visitou Paverama nesta terça-feira, 18. Acompanhado do diretor de Cidadania e Diversidade da pasta, João Pontes, foram recepcionados pelo Vice- prefeito Edgar Hauenstein e a Assistente de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Francine Salvadori no gabinete do executivo. A visita de Assis Brasil é devido à contemplação de Paverama com recursos do programa estadual Mais Bibliotecas. No total, o Governo do Estado repassará R$ 20 mil para serem aplicados na biblioteca pública Padre Alberto Trässel.

A representante da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Francine Salvadori Jantsch, explicou os projetos da SMEC referente à leitura, e mostrou os ambientes da biblioteca para o secretário. Assis Brasil se mostrou satisfeito com o que viu, destacando a bela instalação, o grande acervo de livros e a organização do ambiente.

Antes de se despedir, Assis Brasil presenteou a biblioteca e o Vice-prefeito Edgar Hauenstein com livros.

Desde segunda-feira, Assis Brasil vem visitando cidades do Vale do Taquari, além de Paverama o secretário visitou Venâncio Aires, Mato Leitão, Coqueiro Baixo, Poço das Antas, Montenegro, Salvador do Sul, Feliz, Vale Real, Barão e Brochier - todos selecionados no edital para modernizar suas bibliotecas.

A modernização

Até o final de 2014 serão 157 as bibliotecas modernizadas. Desde 2011 já foram selecionadas 85 bibliotecas que receberam recursos para a compra de acervo, equipamento de informática e mobiliário. O investimento total é de R$ 4,015 milhões, por meio de convênio com o Ministério da Cultura. Os municípios com mais de 10 mil habitantes recebem R$ 55 mil e os com menos de 10 mil habitantes recebem R$ 20 mil.

Jeison Lauri da Rosa - Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Paverama

Data de publicação: 20/03/2014