A estimativa é de 185 meninas a serem imunizadas no município.

A Secretaria Municipal de Saúde de Paverama promove, entre os dias 17 de março e 10 de abril, a campanha de vacinação contra o vírus HPV para meninas adolescentes de 11 a 13 anos. O objetivo da vacinação é proteger contra as verrugas genitais e diminuir os casos de câncer de colo de útero. A estimativa é de 185 meninas a serem imunizadas no município.

O que é o HPV?

O papilomavírus humano é um vírus que se instala na pele ou mucosas, infectando homens e mulheres. Atualmente é a doença sexualmente transmissível (DST) mais freqüente.

O HPV é responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero, 90% dos casos de câncer de ânus e até 60% dos cânceres de vagina, entre outros, como câncer da vulva e verrugas genitais.

"O câncer de colo de útero é um importante problema de saúde pública no país, representando hoje a segunda principal causa de morte por câncer entre as mulheres". Ressaltou a enfermeira do ESF, Caroline Dalmoro.

O esquema da vacinação conta com três doses. A primeira será realizada nas escolas do município, a segunda dose ocorrerá em setembro deste ano no Posto de Saúde e a terceira dose será agendada para cinco anos após a primeira dose, também no Posto de Saúde.

A enfermeira do ESF afirmou a importância de tomar as três doses da vacina: “É importante ressaltar que, para a vacina gerar imunidade na adolescente é necessária à realização das três doses oferecidas.

Disse ainda que, segundo o Ministério da Saúde (2014), a eficácia da vacina contra o HPV e o câncer de colo de útero é de 93,7%. Concluiu Caroline Dalmoro, enfermeira da Estratégia da Saúde da Família.

Meninas acima dos 14 anos não estão sendo vacinadas por determinação do Ministério da Saúde, uma vez que a vacina esta relacionada à eficácia. A vacina torna-se mais eficaz quando a adolescente não iniciou sua vida sexual.

Reações adversas leves podem surgir após a vacinação, como dor e vermelhidão no local da injeção.

Jeison Lauri da Rosa - Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Paverama

Data de publicação: 13/03/2014