Uma importante reunião na sede da empresa em Lajeado, serviu para debater sobre a falta de energia elétrica ocorrida no último final de semana, entre outros assuntos.

Na tarde da última sexta-feira, dia 15 de novembro, um forte temporal atingiu o Vale do Taquari, com ventos de aproximadamente 90 km/h, vindo a ocasionar em alguns municípios prejuízos com destelhamentos e quedas de árvores.

No município de Paverama, não tivemos danos maiores referente ao temporal que ocorreu no feriado da proclamação da república, o maior problema enfrentado foi a falta de energia elétrica na cidade e interior do município.

Como o temporal se trata de um evento climático, e que nada podemos fazer para interferir, mesmo assim, a Administração Municipal, desde o primeiro instante entrou em contato com os responsáveis para que fosse solucionado o problema, não medindo esforços para que a Energia Elétrica voltasse o mais rápido possível.

Mediante esse fato, a Administração Municipal, agendou uma reunião para à tarde da quarta-feira, dia 20, na sede da empresa AES Sul, Lajeado, onde foram tratados vários assuntos, mas com maior ênfase para a falta de energia elétrica ocorrida no último final de semana.

O Prefeito Municipal, Vanderlei Markus e o Secretário de Administração e Fazenda Cássio Machado Reis, foram recepcionados pelo Coordenador Operacional da Unidade de Lajeado, Ricardo Slaghenaufi Neto, que explanou sobre o temporal que atingiu a área de concessão da empresa e que ocasionou a interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Segundo, Ricardo Neto, o problema maior foi em 1 (um) dos 70 (setenta) alimentadores que possuem na região do Vale do Taquari, o que demandou um grande contingente de profissionais divididos em motos, camionetes e caminhões para trabalharem nas ocorrências provocadas pela chuva e principalmente pelos fortes ventos, citando como exemplo os fios arrebentados por quedas de árvores e queda de postes.

O coordenador de operações da AES SUL destacou que tão logo ocorreu o sinistro (temporal), as unidades já foram acionadas, após receberem os primeiro chamados dos consumidores. Quanto à demora, em alguns casos, isso se deve ao fato que existe um Centro de Comando de Operações, com Telecomando Automático, onde esse equipamento desliga e religa a rede elétrica, por isso é que não devemos nos aproximar de fios caídos, fios interrompidos, nem mesmo tentar religar, pois isso pode acarretar em algum acidente grave.

Outra informação, e que diz respeito ao nosso município, o representante da AES Sul, é que o consumidor ao realizar a reclamação de falta energia elétrica deve estar bem atento ao repassar o número do Código do Cliente, pois desta forma, as equipes são enviadas diretamente ao local que foi informado, senão, com um número errado aparece na central de atendimento código improcedente, e não tem como enviar a equipe para solucionar o problema. Portanto, ao repassar, o número do código do cliente, preste muita atenção, para que a equipe de repente passe em frente a sua empresa, residência ou propriedade rural, e não realize o atendimento.

Ao encerrar a reunião, o Coordenador Operacional da Unidade de Lajeado, Ricardo Slaghenaufi Neto, pediu excusas à população pelo infortúnio ocorrido no último final de semana, reiterando que os contribuintes ao notar qualquer problema com a rede, podem e devem chamara AES Sul, lembrando que para informar a falta de Energia Elétrica, basta usar o Torpedo Fácil, enviando um SMS para o 28410, informando apenas o código do cliente, ou ainda, podem ligar para a Central de Relacionamento no 0800 707 7272, que atende 24 horas. Da mesma forma, agradeceu a presença das autoridades municipais, que desde a sexta-feira passada já estavam entrando em contato com a empresa para buscar uma solução, demonstrando preocupação com os munícipes de Paverama, finalizou Ricardo Neto.

Salientamos ainda, que quanto às melhorias na área urbana e rural, no que diz respeito à troca de postes, foi informado que os serviços estão agendados, dentro de um programa de recuperação que entrará em vigor apartir de fevereiro do próximo ano.

O Prefeito Municipal Vanderlei Markus, “destacou como positiva a reunião, pois foram clareadas várias dúvidas quanto ao atendimento da Empresa AES Sul em nosso município, enaltecendo ao trabalho realizado para que tão logo fosse restabelecida a energia elétrica em Paverama, apesar dos grandes estragos na região dos Vales do Taquari e Rio Pardo”. O chefe do Executivo, frisa ainda que a Administração Municipal está empenhada na busca de soluções incessantemente em todo e qualquer problema encontrado.

Texto e foto:

Luciano da Silva e Silva – Assessoria de Imprensa de Paverama.

Data de publicação: 21/11/2013