Na última semana, uma comitiva formada pelo Prefeito Municipal, Vanderlei Markus (PMDB), Vice-Prefeito e Responsável pela Secretaria da Agricultura, Edgar Hélio Hauenstein (PT), e pelos vereadores João Edson de Moraes (PT) e Eldo Danir Dickel (PP), estiveram realizando uma viagem para Brasília-DF. Na ocasião a comitiva paveramense, cumpriu uma extensa agenda, com visitações aos gabinetes dos parlamentares gaúchos na Câmara dos Deputados, e em alguns ministérios na Esplanada dos Ministérios. Nos encontros com os Deputados Federais, foram entregues cópias de projetos que já estão cadastrados no sistema de convênios (siconv), pedindo aos Parlamentares uma maior agilização para a contemplação dos mesmos, da mesma forma foram entregue pedidos de emendas para a construção de obras e compra de máquinas, veículos e equipamentos.

Podemos destacar, a emenda destinada pelo Deputado Federal José Otávio Germano (PP), através de contato com o vereador Eldo Dickel do mesmo partido do Parlamentar, no valor de R$ 250 mil reais, para pavimentação asfáltica no município.

Detalhes da viagem da comitiva Paveramense em Brasília.

Durante os três dias em que estiveram em Brasília, à comitiva formada pelo Prefeito, Vice-prefeito, vereadores Eldo e João Edson, realizaram várias visitas aos Ministérios, encaminhando projetos, reiterando pedidos e pleiteando liberação de emendas e recursos para o município.

No Ministério das Cidades, com Isabel Sales de Melos Lins, diretora de Regulação e Gestão da SeMob – Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana sobre a inclusão de Paverama na lista de municípios que serão contemplados com recursos para a implantação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), onde será realizado um investimento de aproximadamente R$ 6 milhões em pavimentações.

No Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a comitiva formada esteve em Audiência com o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha (PMDB), onde foram entregues pedidos de recursos para aquisição de máquinas para recuperação de estradas vicinais, e para aquisição de fertilizantes (calcário).

No Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com o secretário do Ministro, onde houve a confirmação de que até o mês de Março do próximo ano virão para o município um Caminhão e uma Motoniveladora, novos, a exemplo da Retroescavadeira, vinda a poucos meses, oriundos de ação, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), fazendo parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Também foi encaminhado junto ao Ministério, pedidos de novos equipamentos, como patrulha agrícola para beneficiar os pequenos agricultores do nosso município.

No Ministério do Turismo, foi encaminhado o pedido para liberação de recursos para construção de Pórticos nos acessos ao município, próximo a BR 386 e na Fazenda São José.

Ministério da Saúde foi confirmado à liberação de recursos para construção de duas novas Academias de Saúde, uma que será construída no Morro Bonito, junto ao campinho existente em frente à creche do bairro, e outra no Centro, junto ao Parque 13 de Abril, num valor estimado de R$ 200.000,00, com uma contrapartida do município em torno de R$ 20.000,00. Sendo que as obras ambas já estão em processo de licitação, para posterior execução.

No Ministério da Educação (MEC), esteve juntamente com prefeitos do Vale do Taquari buscando investimentos.

Na oportunidade, o Prefeito Municipal, tratou da disponibilização de recursos para a construção de duas escolas Novas, uma no Bairro Morro Bonito e outra na Fazenda São José. Também pleiteou recursos para a ampliação da Escola Gonçalina Pinto Vilanova da Cidade Baixa e das creches do Morro Bonito e Fazenda São José.

No Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), juntamente com prefeito do Vale do Taquari, na busca se recursos - máquinas - para construção de tanques e açudes.

Durante a viagem a Capital Federal, na quarta-feira, estiveram integrando a comitiva a Primeira Dama do município, Débora F. M. Markus, e a atual Miss Brasil, Gabriela Markus, que a convite de seu tio Vanderlei Markus, Prefeito Municipal de Paverama, participou de algumas visitas aos gabinetes e no plenário da Câmara dos Deputados, denominado Plenário Ulysses Guimarães.

Primeiramente estiveram visitando o Gabinete do Deputado Federal Alceu Moreira (PMDB), que gentilmente conduziu o Prefeito Vanderlei Markus, a Primeira Dama Débora Fernanda Morschbacher Markus, e a Miss Brasil Gabriela Markus nos demais gabinetes de Parlamentares Gaúchos, e através do deputado peemedebista, tiveram um encontro com o Vice-Presidente da República do Brasil, Michel Temer (PMDB).

Na ocasião, o deputado Alceu Moreira, juntamente com o Prefeito Vanderlei Markus, formalizaram diretamente com o Vice-Presidente da República Michel Temer a inclusão de Paverama no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), sendo reiterado pelo próprio Deputado, que pediu que fosse dado uma prioridade ao município de Paverama para a liberação de recursos. Encerrando a visita, Temer, recebeu das mãos da Miss Brasil Gabriela Markus e do Prefeito Municipal Vanderlei Markus uma Cuia Personalizada com o Brasão do Município de Paverama.

Fechando o roteiro, ocorreu a visitação ao gabinete do Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que também recebeu um mimo entregue pela Miss Brasil Gabriela Markus e pelo Prefeito Municipal Vanderlei Markus.

Texto: Luciano da Silva e Silva - Assessoria de Imprensa de Paverama.

Créditos das fotos: Primeira Dama Débora F. M. Markus, e Assessores Parlamentares.

Data de publicação: 26/08/2013