Na tarde da última sexta-feira, dia 19 de julho, ocorreu uma importante palestra técnica na Câmara de vereadores de Paverama, ministrada pela enfermeira Rosana da Rosa, da coordenação do Samu de Lajeado.

Inicialmente, o Secretário da Saúde e Assistência Social, Osmar Althaus, saudou a todos, agradecendo a presença de cada uma daquelas pessoas que dispuseram um pouco do seu tempo para acompanhar esse importante assunto.

Na sequência, a Enfermeira Rosana da Rosa, compartilhou um pouco sobre o seu trabalho junto ao Hospital de Estrela, sendo que no momento está cedida para realizar seus trabalhos junto ao SAMU, através do CONSISA. Ela explicou aos presentes o que é o SAMU (SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGENCIA), e como acontecem os atendimentos , desde que o serviço é acionado.

De acordo com Rosana, as bases de atendimento são compostas na maioria das vezes pelo condutor (motorista), e técnica de enfermagem; e nas unidades mais avançadas também faz parte da equipe um paramédico.

A enfermeira, destacou que a mesa reguladora, a única no Estado do RS, encontra-se em Porto Alegre, onde os profissionais recebem a ligação e, posteriormente, passam as informações para as bases situadas no interior, determinando a forma de atendimento que deverá ser abordado.

Sendo que nessa Mesa, existe um médico regulador, que ao receber o chamado, automaticamente já repassa para a unidade realizar o atendimento, e caso esse não for de urgência, passa as instruções para o procedimento a ser realizado.

Ela Também comentou sobre os dados de uma pesquisa realizada em Agosto de 2012, onde que 63% dos chamados para o SAMU são trotes, “esse um número alarmante, pois enquanto a viatura (ambulância) é deslocada devido a um trote, deixa de socorrer uma vida”, justificou.

Na ocasião, colocou da importância de se procurar ter o máximo de calma na hora do chamado, para que sejam passadas as informações corretas, e de uma forma rápida, agilizando dessa forma o salvamento da pessoa.

Em caso de acidente, não se deve mexer nos feridos, evitando lesões graves e ireversiveis, desta forma o correto é aguardar a chegada do SAMU.

O que também foi levantado durantes as explanações da enfermeira, foi sobre o tempo de espera entre o cahamado e o atendimento, “quando alguém de Paverama aciona o Samu, (192) , a Central Reguladora, destina a unidade mais próxima do município que esteja liberada naquele momento, por isso, nem sempre a unidade que atende Paverama, seja a de Teutônia, podendo demorar alguns minutos a mais em virtude do deslocamento de Estrela ou Lajeado”, explicou Rosana, ao afirmar que a unidade do SAMU de região do Vale do Taquari, é umas das poucas que possuem atendimento 24 horas.

Ao finalizar, comentou sobre um curso que é realizado em Lajeado, numa parceria entre SAMU e UNIVATES, exclusivo para as equipes de Saúde, cujo conteúdo trata sobre o Pronto atendimento e Primeiros Socorros.

Ao encerrar a palestra técnica, o Prefeito Municipal, Vanderlei Markus, primeiramente agradeceu a presença de todos os presentes, em especial a Enfermeira Rosana, pelas brilhantes colocações.

Destacou da importância do assunto, vindo a clarear as dúvidas pertinentes ao atendimento do SAMU. Colocou ainda que a Administração fará o que puder, e o estiver ao alcance, e dentro das possibilidades, pois os investimentos são grandes na saúde por parte do município, mesmo com um orçamento reduzido.

O chefe do executivo frisou que a partir de agora, será ampliado e procurado debater os assuntos, para prestar cada vez mais informações sobre a saúde num todo.

Data de publicação: 26/07/2013