A Administração Municipal, de forma inédita em Paverama, fechou no primeiro semestre deste ano uma parceria com o SEBRAE-RS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) com o objetivo de qualificar e valorizar os empreendedores do Município. Dois projetos foram lançados na audiência pública em maio último (que contou inclusive com a presença da Gerente Regional do SEBRAE, Soraia Gerhardt): os projetos Qualificar Urbano e Qualificar Rural. O primeiro deles, Qualificar Urbano, conta com a parceria importante do CDL de Paverama, que está fazendo a divulgação do programa e a organização das turmas em módulos, conforme o interesse nos mais variados temas. O segundo projeto, Qualificar Rural, é voltado exclusivamente para os produtores rurais e filhos de produtores rurais, que terão a oportunidade de estudarem assuntos de extrema importância para os negócios relacionados à propriedade rural. Conforme o Secretário Municipal de Administração e Fazenda, Cássio Reis, “o principal objetivo dos dois projetos é fomentar o empreendedorismo, a abertura de novos negócios, a manutenção da empresa com muito mais qualidade. E no caso do projeto Qualificar Rural, a principal meta é dar conhecimento aos agricultores e suporte para a melhoria da propriedade rural e do seu próprio negócio, auxiliando os produtores rurais a manter seus filhos tocando a propriedade, com todo o conhecimento e técnicas fornecidas pela instituição que é referência em qualidade no Brasil, o SEBRAE. E o mais importante: sem custo para quem participar.”

A estrutura dos cursos

Conforme o Secretário da Administração e Fazenda, absolutamente toda a estrutura de conhecimento e ensino do SEBRAE será colocada à disposição. Ela é composta de três tipos de ensino: são cursos, oficinas e palestras. Os cursos têm uma carga horária maior, são mais completos e bem direcionados aos assuntos que envolvem. As oficinas tem carga horária média e contam, além disso, com aulas práticas em locais a serem definidos pelo SEBRAE. Já as palestras tem carga-horária menor, normalmente duas horas-aula, e são mais abrangentes e dinâmicas. Os cursos, oficinas e palestras serão ministradas à noite por instrutores do SEBRAE e conforme levantamento da Administração, a carga horária total de cada um dos projetos é de aproximadamente 250 horas-aula. Será uma oportunidade única para quem quiser estudar gratuitamente conceitos e assuntos que normalmente só são ministrados nas universidades e escolas. Abaixo vão alguns exemplos do que será ministrado pelo SEBRAE:

Projeto Qualificar Urbano:

COOPERAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIA

ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO

ENTENDENDO CUSTOS, DESPESAS E PREÇO DE VENDA

COMO ESTÁ A PRODUTIVIDADE DA MINHA EMPRESA?

A Administração Municipal ressalta que as vagas serão limitadas neste primeiro momento e as inscrições tanto para o projeto Qualificar Urbano quanto para o Qualificar Rural já podem ser feitas. Para o Urbano, junto ao CDL ou na prefeitura, onde podem ser obtidas mais informações. Para o projeto Qualificar Rural, as inscrições devem ser feitas diretamente na Prefeitura Municipal, em horário de expediente. As aulas estão previstas para começarem em agosto e serão ministradas exclusivamente à noite. Será uma grande oportunidade de adquirir conhecimento em Administração, tanto da empresa urbana quanto das propriedades rurais. E com uma instituição séria e com conhecimento de causa, como é o SEBRAE.

Data de publicação: 26/07/2013