Com o intuito de Educar às crianças no sentido de evitar as drogas e tornar cidadãos conscientes, foi desenvolvido nas escolas do município de Paverama, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é uma versão brasileira do Programa Norte Americano, D.A.R.E. (Drug Abuse Resistence Education), surgido em 1983 nos Estados Unidos.

No Brasil, o programa foi implantado no ano de 1992 e no Vale do Taquari no ano de 2000, sendo que já foram formadas até o momento, mais de 37 mil crianças ao longo destes 13 anos.

No ano que passou (2012) foram formadas 3.766 crianças e adolescentes, sendo que para este ano está previsto o atendimento de quatro mil crianças somente no Vale do Taquari.

Ao participar do programa, cada aluno recebe uma cartilha com ensinamentos, onde um Policial PROERD passa as informações de forma simples e clara a respeito de drogas lícitas e ilícitas.

O PROERD consiste numa ação conjunta, que envolve o Policial devidamente capacitado, professores, estudantes, pais, e comunidade, no sentido de prevenir o uso indevido de drogas e a violência.

Em Paverama, o programa iniciou no mês de Abril, e teve seu encerramento na noite da quinta-feira, no Centro Cultural Evangélico, dia 04 de julho, com a formatura de aproximadamente 50 alunos, oriundos das escolas, Escola Municipal de Ensino Fundamental Gonçalina Pinto Vilanova, do bairro Cidade Baixa, e Escola Estadual de Ensino Médio Paverama, do Centro.

De acordo com o instrutor Soldado Júlio César Lima de Souza, da 3ª Cia de Taquari, “o trabalho realizado em Paverama, foi muito gratificante, pois foram passados de uma forma clara e objetiva os cuidados que os alunos devem ter em relação às drogas e no combate à violência em suas vidas”. As informações foram repassadas aos alunos, pelo instrutor Júlio, foram ministradas nas próprias escolas, uma vez por semana, totalizando um total de 10 semanas de aulas.

Durante o programa, as crianças tiveram que realizar uma redação, abordando os ensinamentos obtidos, sendo que foram premiados, em primeiro lugar, o aluno Luiz Henrique Azevedo, da Escola Ensino Médio Paverama, com uma bicicleta, gentileza da Câmara de Vereadores de Paverama, e em segundo lugar, a aluna Vanessa Azevedo Vargas, da Escola Gonçalina Pinto Vila Nova, com uma Mochila, gentileza da SMEC.

Após a entrega dos certificados e dos brindes aos alunos vencedores da redação, houve os pronunciamentos do Capitão Armando Bueno Filho, da 3ª CIA de Taquari, do Comandante do Pelotão de Paverama, Sargento Carlos, e do Vice-prefeito Municipal Edgar H. Hauenstein.

Para a secretária de educação e cultura de Paverama, Rosicler Flach, “através destes trabalhos, vemos que é importante o envolvimento de todos, nas propostas com um objetivo comum, neste caso a prevenção ao uso das drogas, ajudando no crescimento sadio das crianças.”

A secretaria de Educação e Cultura agradece a Brigada Militar, Direção e Professores das escolas envolvidas nesse projeto, e, informa que no segundo semestre esse programa será estendido para outras escolas de nosso município.

Data de publicação: 05/07/2013