Começou na segunda-feira, dia 15 e se estende até o dia 26 de abril, em todo o Brasil a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 32 milhões de pessoas, o equivalente a 80% do grupo prioritário: idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, pessoas privadas de liberdade e profissionais de saúde. Também receberão a vacina mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério) e os doentes crônicos.

Começou na segunda-feira, dia 15 e se estende até o dia 26 de abril, em todo o Brasil a campanha nacional de vacinação contra a gripe.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 32 milhões de pessoas, o equivalente a 80% do grupo prioritário: idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, pessoas privadas de liberdade e profissionais de saúde. Também receberão a vacina mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério) e os doentes crônicos.

A vacinação é segura e feita com o objetivo de diminuir o risco de ter doença grave e evitar o óbito.

O objetivo da vacinação é contribuir para a redução das complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe. Para tanto, serão distribuídas no País cerca de 43 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

No município de Paverama, na segunda-feira, dia 15 de abril, no primeiro dia da campanha o número de pessoas que procuraram a vacinação foi intensa.

Segundo o técnico em enfermagem Jackson Keil, um dos responsáveis pela vacinação, “foi registrado em torno de 100 pessoas vacinadas no primeiro dia, ambos pertencentes aos grupos de risco, ou seja, idosos e trabalhadores da saúde”.

De acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), o município de Paverama possui o seguinte número de pessoas cadastradas para receberem a vacina:

Crianças.

211

Trabalhadores na Área da Saúde.

96

Gestantes.

65

Puérperas

(até 45 dias após o parto).

11

Idosos.

1392

Total

1.695

É importante salientar que as pessoas com doenças crônicas devem levar junto um pedido médico para a vacinação.

Os horários de atendimento para os interessados na vacinação são os seguintes:

No Posto de Saúde do Centro – das 7:30 às 12:00 horas, e das 13:00 às 19:00 horas;

No Posto de Saúde da Fazenda São José – Nas Segundas, Quartas e Quintas, das 13 às 15 horas somente para Adultos, as crianças devem ser vacinadas no Posto do centro de Paverama.

Informamos que no sábado, dia 20 de abril, será realizado o dia D, com atendimento em horário diferenciado, no Posto de Saúde do centro das 7:30 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia, e na Fazenda São José das 8 às 11:30 horas.

Data de publicação: 18/04/2013

Compartilhe!