O Estado do Rio Grande do Sul sofreu com a estiagem que atingiu dezenas de municípios no início desse ano. Sendo assim, o Prefeito Municipal de Paverama Elemar Rui Dickel e os extencionistas da EMATER , Aldacir Pretto e Marlova Pretto encaminharam pedido à Defesa Civil para decretar Situação de Emergência no município. A Administração constantemente entrava em contato para saber do andamento do decreto. No dia 02 de agosto os recursos foram liberados para 300 agricultores do município que se enquadrassem ao decreto, ou seja, que tivessem a declaração de aptidão ao PRONAF (DAP) anterior ao dia 27 de março deste ano e renda igual ou inferior a R$ 18.000,00 reais. Além desse benefício, os agricultores enquadrados ao decreto tiveram perdoada a dívida que tinham com o Estado no Programa de Semente Troca-Troca.

Esses recursos estão liberados em forma de cartão Emergência Rural (Cheque-Seca) e cada agricultor tem um limite de R$ 400,00 para a compra de insumos, alimentação animal e humana e pode ser usado em qualquer estabelecimento.

Data de publicação: 05/08/2012