O agendamento deve ser realizado através dos telefones 3761-1044 ou 3761 1514

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente informa a todos os agricultores, que está retomando a vacinação contra a Brucelose. A vacinação ocorre em bezerras de 3 a 8 meses, e o trabalho é realizado sob coordenação do médico veterinário Fábio Dotto.

O agendamento deve ser realizado através dos telefones 3761-1044 ou 3761 1514.


PORQUE DEVO VACINAR MEU REBANHO CONTRA A BRUCELOSE?


A vacinação é necessária porque é nessa idade que as fêmeas, ainda não púberes, recebem a vacina para estimular o sistema imune a construir defesa contra essa enfermidade.

A Brucelose (brucellasp) é uma zoonose, que pode ser transmitida ao ser humano, causando patologias severas, como febre contínua, intermitente ou irregular; cefaleia, sudorese profusa, calafrios, artralgias, depressão, perda de peso e mal-estar generalizado, complicações osteoarticulares - sendo a mais comum a sacroilite; infecções geniturinárias, sendo a orquite e a epididimite as mais comuns, além de casos de aborto em mulheres; ou seja, é uma preocupação de saúde pública.

A não vacinação desses animais pode gerar autuações e o impedimento da emissão da GTA (Guia de trânsito animal) pelo órgão de defesa animal, como a Agrodefesa. Além disso, animais que venham a contrair essa enfermidade apresentam problemas de reprodução desde dificuldade em emprenhar, repetição de cio (estro), aborto, retenção de placenta, diminuição da produção de leite, entre outros. Todas essas consequências acabam gerando dentro do sistema de produção/econômico um grande prejuízo, pois com menos partos/bezerros, menos animais disponíveis a venda e menos vacas produzindo leite.

Data de publicação: 10/05/2021

Créditos: Roger Bauer

Compartilhe!