Após as festas de final de ano, o município contabiliza um aumento de 400% nos casos ativos da doença, passando dos 5 para 24 casos, números confirmados nesta sexta-feira (14).

A Secretaria Municipal de Saúde de Paverama está preocupada com o aumento de casos de Covid-19 no município.

O Secretário de Saúde, Mauro Filipe Oliveira, explica que o número assusta, mas já era esperado, “Claro que quando falamos em um aumento de 300% pode assustar, mas já esperávamos isso. O que não pode, é o descuido desnecessário. Sabemos que os últimos 2 anos foram de bastante angústia para muitos por não poderem sair, e agora, aparentemente, as férias podem ser tiradas, mas, precisamos ter todo o cuidado possível”, explicou o secretário.

O prefeito Fabiano Merence Brandão que já atuou na área da saúde, também vem acompanhando a atual situação, “Não queremos chegar ao ponto de cancelar eventos que já estavam sendo organizados pelas comunidades, mas, precisamos estar atentos que se os casos continuarem aumentando, teremos que tomar algumas providências”.

Os dados não chamam atenção apenas pelo crescimento, mas também pela eficácia das vacinas contra o Covid-19.

De acordo com a Coordenadora do Posto de Saúde do Centro de Paverama, Cassandra Follmer, apesar de altos índices de contágio, a doença é observada com sintomas leves em 95% dos infectados, “Um aumento tão grande sempre preocupa, mas precisamos nos apegar aos sintomas. Praticamente em todos os infectados os sintomas são leves como dor de cabeça, garganta ou algo do gênero. Nenhum teve necessidade de ser internado em hospital. Consultando os infectados, praticamente todos receberam a primeira, segunda ou até as 3 doses da vacina”, finalizou Cassandra.

Data de publicação: 15/01/2022

Créditos: Roger Bauer