Foi implantado nesta quarta-feira, dia 29, o Projeto Farmácia Solidária em Paverama.

Foi implantado nesta quarta-feira, dia 29, o Projeto Farmácia Solidária. O projeto consiste em receber doação de medicamentos, incluindo amostras grátis, oriundos da população, de clínicas e profissionais da saúde, de empresas do segmento farmacêutico e sua subsequente dispensação gratuita à população, sob responsabilidade técnica de um profissional farmacêutico, após avaliação visual da integridade física e da data de validade.

O Prefeito Fabiano Merence Brandão, em suas palavras, citou a importância do projeto e também dos trabalhos que serão desenvolvidos por todos no setor da Saúde no município. “O projeto não dará certo somente por que o Prefeito ou o vereador quer, mas sim por que a equipe da saúde entendeu a importância que o projeto pode fazer na vida das pessoas”, completou. Parabenizou a idealizadora, Deputada Fran Somensi, pelo projeto que vem beneficiar pessoas carentes, com a distribuição de forma gratuita de medicamentos.

A Coordenadora da Saúde, Cassandra dos Santos Follmer, agradeceu a presença de todos e disse estar muito feliz por Paverama ter recebido esse projeto grandioso, que vem beneficiar as pessoas mais necessitadas.

A Deputada Fran Somensi agradeceu o esforço de todos para que o projeto fosse implantado em Paverama. Disse que, desde que foi procurada por lideranças políticas de Paverama até a implantação do projeto, existe um tempo para que as coisas aconteçam. Ficou feliz em saber que o projeto já contemplou munícipes paveramenses.

O projeto Farmácia Solidária foi aprovado na sessão da Câmara do dia 07 de outubro de 2021 sob Projeto de Lei 075, que institui no âmbito do Município de Paverama o Programa Farmácia Solidária – SOLIDARE destinado à conscientização, captação, reaproveitamento, dispensação à população, doação ou permuta, a instituições públicas ou privadas de assistência social, e descarte correto de medicamentos, com o objetivo de auxiliar no tratamento de saúde, por meio do acesso gratuito às doações provenientes da comunidade e de instituições da sociedade civil.

O Programa Solidare – Farmácia Solidária foi instituído no Estado do Rio Grande do Sul pela Lei nº 15.339 de 2 de outubro de 2019. O Programa

O programa possibilita a reflexão e conscientização de toda a sociedade sobre o uso consciente e responsável de remédios, evita a automedicação e intoxicações, evita o desperdício de medicamentos, o descarte incorreto dessas composições medicamentosas e seus resíduos químicos que iriam impactar drasticamente o meio ambiente, e ainda, proporciona economia às pessoas, aos cofres públicos do Estado e dos Municípios.

Caberá a Secretaria Municipal de Saúde planejar, desenvolver e organizar as normas de coleta, triagem e dispensação dos medicamentos para a população, bem como gerenciar o Programa Solidare - Farmácia Solidária, projeto esse que tem apoio da SES – Secretaria Estadual da Saúde, que consiste no RECEBIMENTO, TRIAGEM e REALOCAÇÃO de medicamentos para a população mais vulnerável.

A lei 15.339/2019 é de autoria da deputada estadual Fran Somensi. O objetivo é contribuir para que as pessoas que não tem condições de adquirir os medicamentos possam dar continuidade ao tratamento, recebendo-os mediante doação, conforme suas necessidades e respeitando às disposições do estoque através do cadastro minucioso a fim de beneficiar pessoas carentes. Serão implantadas 50 farmácias em todo o Estado do RS. Paverama é o 32º município onde foi implantado o projeto Solidade – Farmácia Solidária.

Data de publicação: 30/06/2022

Créditos: Assessoria de Comunicação