Entre os dias 16 e 20 de janeiro aconteceu o 1º LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti) do ano em Paverama

Entre os dias 16 e 20 de janeiro aconteceu o 1º LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti) do ano em Paverama, que consiste em permitir o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zica Vírus e Febre Amarela. O objetivo do LIRAa é identificar as áreas da cidade com maior proporção/ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes.

A Secretaria de Saúde de Paverama, por meio das Agentes de Endemias, divulgou os resultados desta primeira etapa do LIRAa. Foram encontrados 6 larvas do Aedes aegypti e 2 pupas do Aedes aegypti no CENTRO, dentro de uma caixa d’água de coleta de água da chuva, e 8 larvas do Aedes Aegypti e 1 pupa do Aedes Aegypti no MORRO BONITO, em um balde, utilizado para coletar água da saída do ar condicionado, para regar flores e plantas.

Nas vistorias, as Agentes de Endemias Neusa e Camila e as Agentes de Saúde Maria Isabel e Simone buscaram focos do mosquito Aedes aegypti em locais e objetos que podem acumular água. Depois, esses dados foram analisados em laboratório e tabulados, para que seja calculado o Índice de Infestação Vetorial Predial (IIVP). Com o LIRAa, também é possível identificar quais são os criadouros mais comuns do mosquito, bem como as regiões e bairros com maior infestação.

As Agentes de Endemias reforçam o pedido para que tampem bem as caixas d’água e coloquem tela sombrite nos suspiros das caixas d’água, verificar vasos, frascos, garrafas e demais, para evitar que se acumulem água. Evitem usar a água da saída do ar condicionado para devidos fins, evitando o surgimento de larvas de mosquitos. É necessário lembrar que a colaboração de toda a comunidade é essencial para que a prevenção e o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela seja eficaz.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 30/01/2023

Créditos: Assessoria de Comunicação

Créditos das Fotos: Assessoria de Comunicação

Compartilhe!