Município está estudando a possibilidade de implementação da Escola Cívico Militar em três EMEFs

Na última sexta-feira, dia 19, Secretário da Educação, Cultura, Lazer e Desporto de Paverama, Flávio Nirceu Jung, Direção e Coordenadores Pedagógicos das EMEFs Prudêncio Franklin dos Reis (Morro Bonito) Gonçalina Pinto Vilanova (Cidade Baixa) e Reinaldo Markus (Fazenda São José) estiveram em Sapucaia do Sul, acompanhando a formatura de Recepção aos Novos Alunos da Escola Cívico Militar do município.

No momento estiveram presentes na Formatura, o Prefeito de Sapucaia, Volmir Rodrigues, Deputado Federal Tenente Coronel Luciano Lorenzini Zucco, secretários e vereadores de Sapucaia do Sul, Sr. Evandro Kruger representante do SESI, e diversas autoridades civis e militares além de expressiva quantidade de pais de alunos.

Inicialmente os alunos foram recepcionados no portão principal da escola por professores e funcionários da escola entrando em marcha com dobrados entoados pela Banda de Música do 19º Batalhão de Infantaria Motorizada de São Leopoldo. O ponto alto da formatura foi o Compromisso do Aluno proferido em uníssono pelos novos alunos guiados pelo Sgt. Monitor Bulso.

O município de Paverama está em fase de estudos de implementação da Escola Cívico Militar nas EMEFs Prudêncio Franklin dos Reis, Gonçalina Pinto Vilanova e Reinaldo Markus. Nos próximos dias a Secretaria da Educação de Paverama irá até Porto Alegre na SEDUC, para levar documentação necessária para dar continuidade na implementação deste projeto de escola no município de Paverama.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. De acordo com o Programa, os alunos utilizarão uniformes padronizados. Estes, serão pagos em uma parceria com o setor privado, prefeitura e pais.

O regimento interno que será elaborado e aprovado pelos pais é que dará as diretrizes a serem tomadas. Neste regimento, é estabelecido sobre o uso de uniformes, o que ocorre quando o aluno chega sem uniforme e outras atividades a serem implantadas, como o cantar do Hino Nacional, e outros. Haverá um monitor, que é um soldado da reserva (aposentado), que estará orientando e acompanhando diariamente os alunos.

Fonte: Assessoria de Informação

Data de publicação: 24/05/2023