A reunião mensal ocorreu em Paverama, dia 08 de julho

O Centro de Apoio à Pesquisa e Encontros Familiares (CAPEF), com sede em Teutônia/RS, realizando encontros a quase 28 anos, contagiando novos integrantes em diversos municípios, tendo como associada a Paveramense dona Nair Dupont Jantsch, autora de dois livros que são referências para pesquisas do município, teve no dia 08 de julho a sua reunião mensal em Paverama.

A recepção aconteceu às 10:00 na Biblioteca Padre Alberto Träsel, com um chimarrão aos integrantes e demais convidados, onde foram recepcionados pela coordenadora da cultura Erenilta Correa Bernardo, a Preta. Inicialmente ocorreu uma reunião, com apresentação de um vídeo institucional do município. Em seguida foram abordados diversos assuntos sobre as pesquisas do Padre Alberto Träsel, que dá nome a biblioteca, dentre eles um convite para o mês de outubro, onde acontecerá o lançamento das obras que não haviam sido publicadas e estão aos cuidados do escritor Luiz Carlos Rota, sócio do CAPEF.

Ao meio-dia foi servido um ótimo almoço no restaurante Do Parque na cidade. Durante a tarde, com o transporte cedido gentilmente pela administração do município, o grupo realizou uma visita, com a presença do Prefeito de Paverama Fabiano Merence Brandão, até a igreja de Santa Manuela. Ainda durante a tarde foi realizado uma roda de conversa, com as sábias palavras de seu João Romeu Kunrath, deixando todos emocionados.

Logo após, o grupo retornou à biblioteca, onde se reuniram com o ex-Professor Silvino Aloísio Werlang e sua esposa Terezinha Werlang, que palestrou, repassando aos presentes os seus conhecimentos de genealogia, vivência e história do município. No final do encontro todos foram agraciados por um belo café da tarde. “Foi um dia muito agradável e de conhecimentos incríveis, poder ter estado junto de estudiosos do assunto, onde estiveram dispostos a passar suas experiências e seus conhecimentos de forma descontraída. Foi uma experiência maravilhosa”, comentou Erenilta Correa Bernardo, Coordenadora de Cultura.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Paverama

Data de publicação: 13/07/2023