Impulsionando a Segurança Alimentar no Brasil

Desde a sua implementação, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem desempenhado um papel fundamental na promoção da segurança alimentar e no combate à fome no Brasil. Criado pelo Governo Federal em 2003, o PAA se destaca como uma iniciativa estratégica que busca não apenas garantir o acesso a alimentos básicos, mas também fortalecer a agricultura familiar e estimular a economia local.

Para o Prefeito de Paverama, Fabiano Merence Brandão, “este é um lindo programa que beneficia tanto os produtores do nosso município, quanto as famílias e as escolas, com produtos de excelente qualidade. É muito gratificante ver a alegria, principalmente das crianças, ao receberem esses alimentos”.

O funcionamento do programa é simples e eficaz: o município adquire alimentos produzidos pela agricultura familiar, com prioridade para os produtos orgânicos e agroecológicos. Esses alimentos são destinados ao CRAS e após é distribuído à famílias que se encontram em situação de extrema pobreza, e também às escolas, para complemento da merenda escolar.

O PAA é uma ação coordenada entre os Ministérios do Desenvolvimento Regional, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e da Cidadania, além da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e governos estaduais e municipais. Seu principal objetivo é promover o acesso à alimentação adequada às populações em situação de vulnerabilidade social, ao mesmo tempo em que fortalece a agricultura familiar e a economia solidária.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Paverama

Data de publicação: 13/03/2024