Fabiano Merence Brandão explicou para o Secretário de infraestrutura do Estado, que com a instalação da Praça de Pedágio entre Fazenda Vilanova e Paverama, o fluxo de carros e caminhões que passam pela VRS 835 triplicou

O prefeito de Paverama, Fabiano Merence Brandão e o Secretário Municipal de Agicultura, Maurício Marques, estiveram participando na última terça-feira (30), de uma reunião online com o Secretário de Infraestrutura do Estado, Juvir Costella.

A reunião serviu para debater diversos estudos e planejamentos de infraestrutura no município de Paverama, mas, principalmente pedir melhorias na VRS 835.

No início deste mês, a Administração conseguiu a autorização para realizar a limpeza nas laterais da via, mas de acordo com o prefeito de Paverama, as melhorias a se fazerem são muitas.

“Nos últimos anos, pouco se ouviu falar sobre o recapeamento da VRS 835. Em muitos lugares ela acabou estragando, e os reparos não resolvem mais o problema. Por isso, solicitamos esta reunião e elencamos todos os problemas. Sabemos de todas as dificuldades do Estado, mas precisamos que isso seja resolvido o quanto antes”, explicou Fabiano.

Além do recapeamento da via que liga o município a BR 386, Fabiano salientou a necessidade de manutenção, sinalização, pintura e colocação de placas, “Não é um dever do município precisar investir em vias do Estado, mas, também não podemos deixar o mato tomar conta da via e não fazer nada. Por isso, no início do mês pedimos a permissão para que pudéssemos realizar o serviço de limpeza, mas isso é dever do Estado. Queremos que eles cumpram com suas obrigações. O pedido foi feito, e queremos justamente conseguir uma aproximação com o Secretário”.

No pedido realizado pela administração, Fabiano explicou que após a colocação do pedágio na BR 386, nas imediações de Paverama, muitos caminhões e carros de passeio, acabam transitando pela VRS 835, e a preocupação é justamente a conservação da via, “Ela não está em perfeitas condições e isso é visível. Mas, hoje, ainda há a possibilidade de se fazer um recapeamento caprichado e o asfalto durar vários anos. Caso não ocorra, com o fluxo que temos agora, em 2 ou 3 anos, não conseguiremos mais transitar a mais de 40km/h.”

De acordo com as normas do Estado, nenhuma empresa ou prefeitura pode realizar qualquer tipo de serviço em vias de responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagens (DAER). Com isso, limpezas, operações tapa-buracos, e melhorias, devem receber autorização prévia do Daer, cabendo até mesmo sanções, caso não haja autorização.

O Secretário de Infraestrutura do Estado, pediu um prazo para poder analisar os pedidos, e prometeu que até o dia 25 de Abril, pretende dar uma resposta concreta sobre os pedidos.

Data de publicação: 01/04/2021

Créditos: Roger Bauer