Cumprindo uma agenda de visitas aos municípios do Vale do Taquari, ele esteve em propriedades rurais no interior de Paverama, e conversou com produtores afetados pela estiagem.

O Pré-candidato á Governador do Estado pelo PT, Deputado Estadual, Edegar Pretto, esteve acompanhado do ex-prefeito de Taquari, Maneco Hassen de Jesus, visitando o município de Paverama nesta quinta-feira (27).

Cumprindo uma agenda de visitas aos municípios do Vale do Taquari, eles estiveram em propriedades rurais no interior de Paverama, e conversaram com produtores afetados pela estiagem. Nestas visitas, o prefeito em exercício, João Edson de Morais, e o Secretário de Agricultura, Maurício Marques, acompanharam a comitiva.

Após as visitas, Edegar Preto e Maneco Hassen concederam entrevista ao Programa “O Vale em Destaque” da Rádio Paverama FM.

O Deputado reiterou a força da Assembleia Legislativa na luta para que um “Crédito Emergencial” seja criado, “Nós não podemos ficar de braços cruzados. A produção agrícola representa 40% da nossa economia e esse setor está pedindo socorro. Precisamos que o Estado faça o que os municípios estão fazendo, e ajudem estes agricultores”, destacou ele, referindo-se ao trabalho realizado pela Secretaria de Agricultura de Paverama, que constantemente leva água para residências do interior do município.

Com prejuízos que somam mais de R$ 30 bilhões de reais no Estado, o Pré-candidato ao Governo, indagou o porquê ainda não foi criado um Comitê de Crise para tratar sobre a seca, “Em 2012, o Rio Grande do Sul, então governado por Tarso Genro, passou por uma seca semelhante. Na época, eu fazia parte do Governo, e um Comitê de Crise foi criado para elencar as prioridades. Porque até agora o Governo do Estado não fez isso?”, questionou.

A falta de energia elétrica é outro problema que vem assolando boa parte do Vale do Taquari. Maneco Hassen destacou os trabalhos realizados pelas Cooperativas Certaja e Certel, e questionou os serviços prestados pela RGE, “Já passou da hora da RGE responder judicialmente pelo péssimo atendimento prestado. Estrela, a poucos dias, ajuizou novamente uma causa contra a empresa, e acho que esta será a única alternativa para outros municípios”, disse Maneco.

Na semana passada, o Deputado Edegar Preto, estava no Vale do Taquari quando ocorreu o protesto de um grupo de agricultores de Colinas, em frente à sede da RGE em Lajeado, “Quando o Maneco me passou as informações daquilo que os produtores estavam passando aqui no Vale, entrei em contato com o Procurador Geral de Justiça do Ministério Público, Dr. Marcelo Dornelles, e expliquei a situação. No outro dia fomos recebidos, e fizemos questão de levar conosco a produtora que jogou leite no prédio da RGE, a dona Aline, para explicar o que vinha acontecendo. Na reunião, a RGE fez uma prestação de contas do investimento feito até o momento. Questionamos ser insuficiente o investimento realizado até aqui”, explicou.

Uma nova reunião no Ministério Público está marcada para o dia 21 de fevereiro.

O Prefeito em exercício, João Edson de Morais (Branquinho), destacou a visita dos pré-candidatos ao Palácio Piratini e a Assembleia Legislativa, “Ficamos felizes em receber o Edgar e o Maneco em Paverama. São amigos que a política nos propiciou. É importante vermos a preocupação deles com os agricultores, e tomara que consigam soluções emergenciais”, finalizou Branquinho.

Data de publicação: 28/01/2022

Créditos: Roger Cristiano Bauer