Em um ato simbólico, o primeiro prefeito de Paverama, senhor Ivo Roloff, será o primeiro a ser vacinado

A Secretaria Municipal da Saúde de Paverama agendou para esta sexta (12), o início da vacinação contra o Covid-19 para idosos acima de 85 anos. O Ex-Prefeito Ivo Roloff, será o primeiro a ser vacinado.

Paverama recebeu 150 doses, e de acordo com as estatísticas, possui 350 idosos acima de 80 anos. As Agentes de Saúde, em um levantamento de campo, ajudarão a confirmar quantos destes, tem mais de 85 anos.

De acordo com a Técnica de Enfermagem/vacinadora Graziele Aparecida Mularczek, será realizado um levantamento preciso com a ajuda das Agentes de Saúde, e os números exatos deverão ser confirmados nas próximas semanas, “Nas estatísticas, temos 350 idosos com mais de 80 anos no município. Lembrando, que agora, as vacinas são para os idosos com 85 anos ou mais. Iremos começar a vacinação, e mesmo assim, alguns idosos ainda não serão vacinados neste lote de vacina”, destacou.

De acordo com a Secretária de Saúde, Elizandra Favin de Oliveira, os idosos que não quiserem se vacinar, deverão assinar um termo de responsabilidade, “Aquele idoso que não querer se vacinar, precisa assinar o termo, para que daí possamos passar a vacina adiante”.

Graziele explicou que até o momento, nem todos os trabalhadores da área da saúde estão imunizados, “Alguns trabalhadores da área da saúde, como, Farmácias, Fisioterapia e psicólogos da cidade, ainda não estão vacinados. Após a vacinação de toda a população acima de 85 anos, teremos que vacinar parte dos trabalhadores da saúde até atingir 78% de vacinados desta área. Após isso, iniciaremos a vacinação em idosos acamados em casa e que possuem 60 anos ou mais, e que tenham um cuidador.

COMO FUNIONARÁ A VACINAÇÃO

É importante informar que os idosos de 85 anos ou mais, não precisam vir até o Posto de Saúde neste primeiro momento. Nesta quinta-feira (11), os profissionais do Posto e as Agentes de Saúde já entrarão em contato com as famílias para trazerem os idosos, mas isso será de forma ordenada e com agendamento prévio, “As vacinas são abertas de 10 em 10, e por isso, precisamos de organização, para que todos sejam vacinados e que não se perca nenhuma vacina”, explicou Graziele.

Ainda de acordo com ela, é importante salientar que ninguém ficará sem ser vacinado, e que provavelmente ao longo da próxima semana ou da outra, mais vacinas deverão chegar, “Temos a certeza que mais doses virão. Mas, se algum idoso estiver se sentindo tão apreensivo, pedimos que entre em contato com o Posto de Saúde no 3761 1113, que tentaremos resolver o caso”.

AGENTES DE SAÚDE PARTICIPARAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE O COVID-19

Ao mesmo tempo que nos bastidores já era organizado o sistema de vacinação, as Agentes de Saúde do município participaram nesta quarta (10), de uma Capacitação, sobre Vacinação e sobre Covid-19.

Participaram do evento as enfermeiras do ESF Franciele e Claudia, a Secretária de Saúde Elisandra, e o Drº Anderson.

Os profissionais passaram para as Agentes de Saúde a ideia e o formato de vacinação. Lembrando, que o formato, são regras vindas da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde do Vale do Taquari.

Data de publicação: 11/02/2021

Créditos: Roger Cristiano Bauer