Caso confirmado é do morador Silvio Tafarel da Silva do bairro Morro Bonito. Pede-se muita atenção aos sintomas da doença que são: febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares.

Na última sexta-feira (14), durante a live sobre saúde, a Agente de Endemias Camila Quadros, manifestou uma preocupação com os casos de Dengue espalhados no Vale do Taquari, e também, explicou a forma de trabalho no combate ao mosquito Aedes Aegypti na cidade.

Na ocasião, Camila explicou que 30 focos do mosquito foram encontrados em Paverama, mas nenhum mosquito com a doença foi encontrado até o momento, “Nós estamos monitorando e sabemos que existem 30 focos do mosquito aqui na cidade. Continuaremos atuando para que não ocorra nenhum surto”, destacou na oportunidade.

Passados 4 dias da live, na tarde desta terça-feira (18), tivemos a confirmação do primeiro caso de Dengue do município. Trata-se do paveramense Sílvio Tafarel da Silva, 34 anos. Sílvio está internado em Estrela, e seu quadro é estável. O Paveramense é genro do vice-prefeito, João Edson de Moraes e é morador do bairro Morro Bonito.

Tão logo ocorreu a confirmação do diagnóstico, as agentes de saúde do município de Paverama, em companhia da Agente de Endemias do município, Camila Quadros, realizaram na manhã desta quarta-feira (19), uma vistoria de 150 metros do local onde reside o Paveramense, confirmado com a doença, “Precisamos agradecer às agentes de saúde, e a Camila pelo trabalho realizado. Mesmo com a temperatura abaixo dos 10ºC, elas saíram a campo assim que solicitadas”, destacou Cassandra Follmer, Coordenadora do Posto de Saúde.

Pede-se a todos uma atenção especial. Verifique se no pátio de sua residência há água acumulada em vasos ou recipientes.

Fique atento aos sintomas da dengue: febre alta, erupções cutâneas, dores musculares e  articulares, dor abdominal intensa, ou dor quando o abdome é tocado, vômitos persistentes , sangramento de mucosas , intensa dor de cabeça ( dor atrás dos olhos) mal estar, fadiga, perda de apetite.

Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal.

Data de publicação: 19/05/2021

Créditos: Roger Bauer