O Secretário, Mauro Felipe de Oliveira, deixa a Secretaria de Saúde de Paverama nesta sexta-feira (04), para voltar às suas tarefas na Prefeitura Municipal de Paverama, como Agente Administrativo.

Mauro, tem 30 anos, é concursado desde 2011, e teve grande importância para o prefeito Fabiano Merence Brandão e para o vice-prefeito João Edson de Morais, no início do mandato. Com amplo conhecimento na área, ele atuou no início da gestão como Secretário de Administração, e auxiliou na transição do governo.

Ao longo destes 10 meses à frente da Secretaria de Saúde, foi possível aliviar, mesmo que pouco, o número de pessoas que aguardam por cirurgias via SUS, “Saio com o dever cumprido e sabendo que fiz o melhor. Preciso destacar a parceria com a Administração Municipal, que nos deu total liberdade de trabalhar e colocar em prática aquilo que imaginávamos para o Posto de Saúde. Ao longo do ano passado, mesmo com um ano pandêmico, conseguimos aliviar a fila de cirurgias do município”, destacou o Secretário.

De acordo com ele, foram realizadas 10 cirurgias de Hérnia, 2 de vesícula e 5 de catarata somando mais de R$ 50 mil reais, “Além daquilo que já foi feito, também deixei autorizadas mais 5 cirurgias de catarata que serão realizadas em breve. Mesmo com todos os esforços, a lista de cirurgias continua alta. Para cirurgias de catarata, nossa referência é Encantado, e ainda possuímos cerca de 40 pessoas na fila de espera. É importante lembrar, que por causa da pandemia, ficamos quase 2 anos sem poder autorizar nenhuma cirurgia”, explicou.

Mauro, explicou que os valores gastos com cirurgias eletivas, são de extrema importância para o município não precisar gastar em uma cirurgia de urgência ou emergência “As cirurgias eletivas desse tipo, geralmente não são tão caras. As de urgência e emergência sim. Com 50 mil ajudamos 22 pessoas. Mas caso fosse uma cirurgia de urgência ou emergência, este valor serviria para custear duas, no máximo três cirurgias”.

O prefeito de Paverama, Fabiano Merence Brandão, destacou o trabalho do Secretário, “Gratidão. Esta palavra define os serviços prestados pelo Mauro. No início do mandato, ele nos ajudou a entender como funcionava o trabalho interno, e facilitou para o nosso entendimento. Ficamos agradecidos por este tempo à frente da Secretaria de Saúde. Obrigado pelos trabalhos prestados à frente das nossas secretarias”, destacou Fabiano.

O Secretário agradeceu ao grupo de trabalho do Posto de Saúde, e destacou a união com os colegas, “Estar à frente da Secretaria de Saúde foi um verdadeiro desafio. Quero agradecer a todos os colegas de trabalho, médicos, enfermeiros, atendentes, motoristas, colaboradores e Agentes de Saúde, que estiveram juntos comigo. Muito obrigado a todos, e obrigado ao prefeito Fabiano e ao vice-prefeito Branquinho, pela grande oportunidade”, finalizou Mauro.

Na próxima segunda-feira (07), o ex-coordenador da 16ª Coordenadoria da Saúde do Vale do Taquari, Ederson da Rocha, assume a Secretaria de Saúde do município.

Data de publicação: 04/03/2022

Créditos: Roger Cristiano Bauer