Iniciou nesta segunda-feira(04), a vacinação contra a Influenza em idosos acima de 60 anos, e trabalhadores da saúde.

Iniciou nesta segunda-feira (04), a vacinação contra a Influenza em idosos acima de 60 anos, e trabalhadores da saúde.

De acordo com o cronograma da Secretaria, será cumprido um roteiro que passará em todas as comunidades até o final do mês. Mais informações podem ser obtidas com as Agentes de Saúde ou pelo fone 3761 1113.  A primeira fase da campanha de vacinação contra a influenza e o sarampo encerra no dia 2 de maio.

Segundo, Ederson da Rocha, Secretário Municipal da Saúde, o início da vacinação é de extrema importância, e os profissionais do Posto de Saúde também irão se deslocar até as comunidades, “Iremos ao encontro da população para vacinarmos o maior número de idosos possíveis”, destacou Ederson.

No caso da campanha contra o sarampo, primeira fase inicia hoje, e é direcionada para os profissionais da saúde, e pessoas que precisam ter as duas doses da vacina tríplice viral, (Caxumba, Sarampo, e Rubéola), é importante lembrar que quem já tem as 2 doses, não necessitam refazer.

A segunda fase da vacinação contra o Sarampo, terá início no dia 3 de maio e irá abranger crianças de seis meses a menores de cinco anos, e outros grupos prioritários.

De acordo com o Secretário, adultos de até 29 anos precisam de duas doses contra a doença, já pessoas de 30 a 59 anos, necessitam apenas de uma. Mesmo não fazendo parte do público alvo da vacinação, essas pessoas podem procurar os postos de saúde para serem imunizadas.

Meta do Ministério da Saúde

No Brasil, a meta do Ministério da Saúde é imunizar cerca de 76,5 milhões de pessoas até o dia 3 de junho, data prevista para encerramento da campanha. Segundo a pasta, 80 milhões de doses da vacina Influenza trivalente estarão disponíveis no SUS. A ideia é evitar surtos da doença, que podem sobrecarregar os serviços de saúde e até levar à morte.

Em todo o Rio Grande do Sul, na primeira etapa, os públicos-alvo serão os cerca de 2,1 milhões de idosos e os 361 mil trabalhadores da saúde. Em 3 de maio, a campanha abre para os demais grupos prioritários, que no Estado somam outras de 2,3 milhões de pessoas, em um total de 4,8 milhões de gaúchos.

Data de publicação: 04/04/2022

Créditos: Roger Cristiano Bauer

Compartilhe!