O prefeito de Paverama, Fabiano Merence Brandão, confirmou na tarde desta sexta-feira (16), que a ideia dele e da Secretaria Municipal da Educação, é de retornar com o turno integral das aulas a partir de agosto.

“Trabalhamos com esta hipótese a mais tempo, mas dependíamos de uma prévia autorização para executarmos, e ela está chegando. Agora, a Secretaria de Educação iniciará através das escolas e creches, uma pesquisa com os pais, para sabermos quais mandarão seus filhos no turno inteiro, para assim, podermos nos organizar”, explicou o prefeito.

A Secretaria Municipal de Educação de Paverama, iniciará um levantamento em cada uma das instituições municipais, para entender as necessidades relacionadas ao corpo docente e também na logística, como estrutura para abrigar novamente os alunos no turno integral, como colchões, e também organizar um cardápio com a alimentação necessária para atender aos alunos.

“Neste novo “normal”, realizamos melhorias nas sedes das escolas e creches com pinturas, e reformas em geral. Também nos adequamos com a contratação de novos profissionais e identificação das escolas”, explicou Flávio Jung, Secretário de Educação do município.

De acordo com a Secretaria de Educação, o transporte escolar também está passando por modificações. Alguns roteiros estão sendo ajustados, visando atender as alterações necessárias e os protocolos a serem cumpridos.

O retorno integral, se autorizado, ocorrerá nas Escolas de Ensino Infantil, com o retorno gradual das crianças nos dois turnos (manhã e tarde), para alunos dos Berçários, Maternais e Prés.

Nas Escolas de Ensino Fundamental, ocorrerá de forma gradual o retorno das aulas 100%, deixando o formato híbrido para trás. Os alunos frequentarão as salas de aulas todas as semanas, conforme ocorria antes da pandemia. Lembramos que em 2021, através de uma lei federal, não é obrigatória a presença do aluno em salas de aulas, podendo o pai e a mãe, optar, ou não, por este retorno de forma presencial. Os pais que decidirem permanecer com os filhos em casa, deverão auxiliar, para que o aluno continue realizando e apresentando as atividades para os professores.

Um kit Covid, contendo máscaras e tubo de álcool em gel, será distribuído a todos os alunos de escolas infantis e escolas de ensino fundamental, a fim de dar maior segurança e proteção no combate ao Coronavírus.

REUNIÕES PARA DEFINIÇÃO

Durante a tarde desta sexta-feira (16), os integrantes da Secretaria Municipal de Educação e o prefeito de Paverama, estiveram participando de duas importantes reuniões.

A primeira, onde somente o prefeito Fabiano participou, foi da Amvat. Nesta reunião, todos os prefeitos, de forma unânime, decidiram por encaminhar de forma oficial ao Estado, o pedido para o retorno das aulas de forma integral.

A segunda reunião foi com a promotora responsável pelo caso. Nesta, os secretários de educação dos municípios participaram e dialogaram entre si sobre o retorno.

Agora, o Estado tem 48 horas para autorizar, ou não, o retorno presencial de forma integral. De acordo com Fabiano, a expectativa é grande pela autorização, "Todos nós prefeitos estamos conscientes que há chances de ser negada, mas elas são mínimas. Acredito que no mês de agosto daremos mais um passo para voltarmos à normalidade".

Data de publicação: 17/07/2021

Créditos: Roger Bauer