Nascido em 7 de setembro de 1957, na então Vila Paverama, município de Taquari-RS, hoje cidade de Paverama-RS, Roberto passou a infância no interior do município e concluiu o ensino primário em 1970 na Escola de Boa Esperança.

Natural de Paverama, Roberto da Silva Machado é irmão da professora Elma Reis, residente e domiciliada na localidade de Cabriúva, interior de Paverama.

O escritor esteve na localidade de Cabriúva no dia 21 de novembro para participar do 5º encontro da Família Xavier, da qual faz parte, e na oportunidade, fez o lançamento de seu primeiro livro, intitulado “Estradas que me levam”.

Nascido em 7 de setembro de 1957, na então Vila Paverama, município de Taquari-RS, hoje , Roberto passou a infância no interior do município e concluiu o ensino primário em 1970 na Escola de Boa Esperança.

Como na época Paverama limitava-se ao ensino primário, Roberto cursou o ginásio no Colégio Agrícola de Venâncio Aires (internato) e o segundo grau no Colégio Agrícola de São Leopoldo (também internato), vindo a se formar Técnico em Agricultura em 1977.

Tão logo formado, partiu para a Amazônia, onde trabalhou no Projeto Jari. Em 1980 foi trabalhar como Técnico em Agricultura, na região de Balsas, estado do Maranhão, pois alí iniciava-se a abertura de uma fronteira agrícola.

Região essa que outrora era composta basicamente por vegetação de cerrado, hoje graças ao trabalho dos técnicos e de milhares de agricultores que para lá migraram, se transformou em um dos maiores celeiros do país, sendo nacionalmente conhecida como a região do Matopiba. (Sul do Maranhão, Norte do Tocantins, Sul do Piauí e Oeste da Bahia).

Em 1984, o autor ingressou no Banco do Brasil, onde trabalhou por 30 anos, sempre ligado à área referente ao crédito rural.

O livro conta a trajetória do autor, relatando suas dificuldades e conquistas, desde Paverama, passando por Venâncio Aires, São Leopoldo, Amazônia, Nordeste e Centro-Oeste, vindo a fixar-se em Brasília, Capital Federal, onde atualmente reside.

O autor presenteou, com um exemplar de seu livro, suas professoras e mestras, Terezinha e Alzira Werlang, que lhes sugeriram doar um exemplar à Biblioteca Municipal de Paverama.

A entrega do livro à Biblioteca Municipal de Paverama ocorreu na semana passada. O escritor entregou ao Secretário de Educação do município de Paverama, Flávio Nirceu Jung, “Ficamos felizes em receber o Roberto em nossa cidade. Ele, que no livro conta tantas histórias e, que sempre levou consigo o nome de Paverama para outros estados, merece, e muito, ter este exemplar exposto em nossa Biblioteca, para que outros possam conhecer a sua história de vida, luta e superação”, destacou o Secretário.

Data de publicação: 07/12/2021

Créditos: Roger Cristiano Bauer